Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225 |
Resumo: | Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881 |
id |
UFSC_63d199f9937c825c22cbe10c7b48fb9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197225 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmosEducador matemáticoHistória da educação matemáticaMichel FoucaultPoder saberDisponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881Neste texto, buscamos problematizar a nós mesmos, educadores matemáticos. Ao fazer um uso interessado da obra de Michel Foucault, promovemos uma discussão sobre sua potencialidade na pesquisa em História da Educação Matemática, especialmente no estudo dos processos históricos de constituição e de consolidação da Educação Matemática no cenário científico-acadêmico. Junto a fragmentos de narrativas obtidos com o auxílio do sistema computacional Hemera, disponível no site do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), acercamo-nos de procedimentos que permitem gerar e gerir formas de existir do educador matemático – a posição subjetiva autorizada a produzir, divulgar e legitimar esse saber –, como a institucionalização e profissionalização da pesquisa e a constituição de redes de comunicação. Esperamos, por fim, que este texto traga contribuições com questões e abordagens para a História da Educação Matemática.Perspectivas da Educação Matemática2019-07-08T21:18:00Z2019-07-08T21:18:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, F. S. ; MORAIS, Rosilda dos Santos . Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 264-283, 2017.2359-2842https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225Fernandes, Filipe SantosMorais, Rosilda dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:18:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
title |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
spellingShingle |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos Fernandes, Filipe Santos Educador matemático História da educação matemática Michel Foucault Poder saber |
title_short |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
title_full |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
title_fullStr |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
title_full_unstemmed |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
title_sort |
Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos |
author |
Fernandes, Filipe Santos |
author_facet |
Fernandes, Filipe Santos Morais, Rosilda dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Rosilda dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Filipe Santos Morais, Rosilda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador matemático História da educação matemática Michel Foucault Poder saber |
topic |
Educador matemático História da educação matemática Michel Foucault Poder saber |
description |
Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-07-08T21:18:00Z 2019-07-08T21:18:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, F. S. ; MORAIS, Rosilda dos Santos . Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 264-283, 2017. 2359-2842 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, F. S. ; MORAIS, Rosilda dos Santos . Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 264-283, 2017. 2359-2842 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652255386140672 |