Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Filipe Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morais, Rosilda dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225
Resumo: Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881
id UFSC_63d199f9937c825c22cbe10c7b48fb9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197225
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmosEducador matemáticoHistória da educação matemáticaMichel FoucaultPoder saberDisponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881Neste texto, buscamos problematizar a nós mesmos, educadores matemáticos. Ao fazer um uso interessado da obra de Michel Foucault, promovemos uma discussão sobre sua potencialidade na pesquisa em História da Educação Matemática, especialmente no estudo dos processos históricos de constituição e de consolidação da Educação Matemática no cenário científico-acadêmico. Junto a fragmentos de narrativas obtidos com o auxílio do sistema computacional Hemera, disponível no site do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), acercamo-nos de procedimentos que permitem gerar e gerir formas de existir do educador matemático – a posição subjetiva autorizada a produzir, divulgar e legitimar esse saber –, como a institucionalização e profissionalização da pesquisa e a constituição de redes de comunicação. Esperamos, por fim, que este texto traga contribuições com questões e abordagens para a História da Educação Matemática.Perspectivas da Educação Matemática2019-07-08T21:18:00Z2019-07-08T21:18:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERNANDES, F. S. ; MORAIS, Rosilda dos Santos . Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 264-283, 2017.2359-2842https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225Fernandes, Filipe SantosMorais, Rosilda dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:18:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197225Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
title Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
spellingShingle Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
Fernandes, Filipe Santos
Educador matemático
História da educação matemática
Michel Foucault
Poder saber
title_short Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
title_full Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
title_fullStr Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
title_full_unstemmed Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
title_sort Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos
author Fernandes, Filipe Santos
author_facet Fernandes, Filipe Santos
Morais, Rosilda dos Santos
author_role author
author2 Morais, Rosilda dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Filipe Santos
Morais, Rosilda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educador matemático
História da educação matemática
Michel Foucault
Poder saber
topic Educador matemático
História da educação matemática
Michel Foucault
Poder saber
description Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3881
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-07-08T21:18:00Z
2019-07-08T21:18:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, F. S. ; MORAIS, Rosilda dos Santos . Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 264-283, 2017.
2359-2842
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225
identifier_str_mv FERNANDES, F. S. ; MORAIS, Rosilda dos Santos . Os Intelectuais, o Poder e a Educação Matemática: sedimentos em monumentos de pedra de nós mesmos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 264-283, 2017.
2359-2842
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652255386140672