Intervenção voltada à redução do tempo de tela em escolares de Fortaleza, Ceará: efeito e variáveis mediadoras
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185545 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017. |
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Intervenção voltada à redução do tempo de tela em escolares de Fortaleza, Ceará: efeito e variáveis mediadorasEducação físicaEstilo de Vida SedentárioSaúde escolarDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.Introdução: Exposições elevadas ao tempo de tela justificam a realização de intervenções para redução desse comportamento em crianças e adolescentes. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção sobre o tempo de tela, bem como identificar possíveis variáveis mediadoras (atitude, autoeficácia, suporte da família e dos membros da escola) do efeito da intervenção em escolares de Fortaleza, Ceará. Método: Estudo de intervenção randomizado e controlado. Das seis escolas de tempo integral existentes em Fortaleza, três foram submetidas ao programa ?Fortaleça sua Saúde? e três compuseram o grupo controle durante o segundo semestre (julho a dezembro) de 2014. O estudo envolveu 548 escolares no grupo intervenção e 537 no controle, com idades de 11 a 17 anos, que cursavam do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. A intervenção focou na capacitação de professores, oportunidades para prática de atividade física na escola e redução do tempo de tela, bem como educação em saúde. Os estudantes responderam um questionário pré-intervenção e pós-intervenção, envolvendo questões sobre o tempo diário assistindo TV ou usando computador/videogame em dias de semana e do fim de semana. Tempo de TV, computador/videogame e tempo de tela total foram as variáveis dependentes. As possíveis variáveis mediadoras foram obtidas por meio de escalas de fatores intrapessoais (autoeficácia e atitude) e interpessoais (suporte da família e dos membros da escola). As variáveis de controle foram escola e classe econômica medidos na linha de base. Para a análise do efeito da intervenção foram utilizados os testes de McNemar e modelos de regressão logística binária, assim como modelos lineares generalizados e tamanhos de efeito. A mediação foi testada por meio dos procedimentos estatísticos do produto dos coeficientes a e b. Todas as análises foram estratificadas por sexo e faixa etária. O nível de significância de 5% foi adotado. As análises foram realizadas por meio dos programas estatísticos STATA v.13.0 e SPSS v.23.0. Resultados: Após o acompanhamento, escolares do grupo intervenção tiveram maiores chances de reduzir o tempo de TV (rapazes) e computador/videogame (moças e adolescentes mais novos) para menos de duas horas diárias (p<0,05). Foi observado efeito positivo da intervenção sobre a atitude, entre moças e adolescentes de ambas as faixas etárias (p<0,05), e o suporte escolar para todos os subgrupos (p<0,05). Por fim, a atitude foi encontrada como uma variável mediadora do efeito da intervenção em moças e adolescentes de ambas as faixas etárias. Conclusão: Conforme o subgrupo analisado, a intervenção ocasionou melhoras em determinados componentes do tempo de tela e em aspectos intrapessoal e interpessoal. Atitude foi mediadora do efeito da intervenção sobre o tempo de tela. Os resultados encontrados podem auxiliar no direcionamento de novas intervenções para redução do tempo de tela de escolares.Abstract : Introduction: High exposures to screen time justify interventions to reduce this behavior in children and adolescents. Objective: To evaluate the effect of an intervention on screen time and to identify possible mediating variables (attitude, self-efficacy, support of the family and school members) of the intervention effect among students. Method: This was a cluster-randomized controlled trial. Of the six full-time schools in Fortaleza, northeastern Brazil, three were submitted to the "Fortaleça sua Saúde" program and three comprised the control group during the second half of 2014 (July to December). The study involved students aged 11 to 17 years, who were in the 7th to 9th grade of elementary school. Thus, 548 students in the intervention group and 537 in the control group. The intervention focused on the training of teachers, opportunities to practice physical activity in school and reduction of screen time, as well as health education. The students answered a pre- and post-intervention questionnaire about sedentary issues. TV time, computer / video game and total screen time were the dependent variables. The potential mediating variables were obtained through scales of intrapersonal (self-efficacy and attitude) and interpersonal factors (support of the family and school members). Control variables were sex, age, school and economic class measured at baseline. The interventions? effect were analyzed by McNemar test, binary logistic regression models, generalized linear models and effect sizes. For the mediation analysis was applied the product approach of the coefficients a and b. The significance level of 5% was adopted. All analyzes were performed using statistical software STATA v.13.0 and SPSS v.23.0. Results: During follow-up, students in the intervention group had a better chance of reducing TV time (boys) and computer / video game (girls and younger adolescents) to less than two hours per day (p <0.05). Positive intervention effect on attitude was observed among girls and adolescents of both age groups (p <0.05), and school support for all subgroups (p <0.05). Finally, the attitude was found as a mediating variable of the interventions? effect on girls and adolescents of both age groups. Conclusion: The intervention had an impact on both subgroups, improving components of screen time as well as in intrapersonal and interpersonal aspects. Attitude had a role as a mediator on interventions? effects on screen time. These findings may help fill the gaps about strategies to interventions for reduce screen time in schoolchildren.Silva, Kelly Samara daUniversidade Federal de Santa CatarinaBandeira, Alexsandra da Silva2018-04-13T19:34:05Z2018-04-13T19:34:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., tabs.application/pdf349930https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185545porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:34:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185545Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:34:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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