Efetividade de uma intervenção multicomponentes sobre o tempo de tela de adolescentes do 6º ao 9º ano de Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Jéssika Aparecida Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185470
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
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spelling Efetividade de uma intervenção multicomponentes sobre o tempo de tela de adolescentes do 6º ao 9º ano de Florianópolis-SCEducação físicaEstilo de Vida SedentárioAdolescentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.O comportamento sedentário atinge todas as faixas etárias e os diversos domínios do cotidiano, como o lazer, o deslocamento e as atividades laborais. Na população adolescente o comportamento sedentário é bem representado pelo tempo de tela. Assistir televisão, usar o computador ou jogar videogames de forma passiva retratam uma parcela significativa de horas na rotina dos adolescentes. O excesso de tempo de tela está associado ao aumento do risco de doenças crônicas não-transmissíveis, aumento da obesidade, dificuldades de socialização e baixo rendimento escolar. As altas prevalências de tempo de tela na população adolescente justificam o desenvolvimento de intervenções para mudanças de comportamento que abordem esse tema. O objetivo do presente estudo foi verificar a efetividade de uma intervenção multicomponente sobre o tempo de tela de adolescentes do 6° ao 9° ano de Florianópolis ? SC. Trata-se de um ensaio clínico controlado não-randomizado e faz parte do macroprojeto ?Efeito de um programa de intervenção multicomponente na aptidão física relacionada à saúde e imagem corporal: estudo de base escolar em adolescentes de Florianópolis, SC? ou ?MEXA-SE?. O estudo foi desenvolvido em duas escolas da rede municipal de ensino, sendo uma de intervenção e outra de controle. A intervenção sobre o comportamento sedentário consistiu em ações educativas, como entrega de folders, fixação de cartazes informativos e o desenvolvimento de sessões educativas sobre atividade física, qualidade de vida e comportamento sedentário. O grupo controle manteve as atividades habituais da escola, não sofrendo qualquer alteração durante o período de intervenção. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado e analisados por estatística descritiva e inferencial, utilizando o software Statistical Package for the Social Scienses v.22.0 for Windows considerando nível de significância de 5%. Os adolescentes do sexo masculino reduziram significativamente o tempo de computador/videogame e as do sexo feminino reduziram significativamente o tempo de televisão após a intervenção, ambos para o tempo de tela em dias de semana. Os efeitos observados se referem a modificações intragrupo, comparando inicio e fim do estudo no grupo intervenção. Não foram observadas diferenças significativas nos resultados entre os grupos (intervenção e controle) e a intervenção não foi efetiva na redução do tempo de tela nos finais de semana. No entanto, os resultados apontam que o aprimoramento das estratégias aplicadas no MEXA-SE poderá trazer importantes resultados paras as intervenções de base escolar que busquem reduzir o tempo de tela na população adolescente.Abstract : Sedentary behavior affects all age groups and the different domains of everyday life, such as leisure, travel and work activities. In the adolescent population sedentary behavior is well represented by screen time. Watching television, using the computer or playing video games passively portray a significant portion of hours in adolescents routine. The excess screen time is associated with increased risk of chronic non-communicable diseases, increased obesity, socialization difficulties and low academic achievement. The high prevalences of screen time in the adolescent population justifies the development of interventions for behavioral changes that address this theme. The objective of the present study was to verify the effectiveness of a multicomponent intervention on the screen time of adolescents from the 6th to the 9th grade of Florianópolis - SC. This is a non-randomized controlled clinical trial and is part of the macro-project "Effect of a multicomponent intervention program on physical fitness related to health and body image: a school-based study in adolescents from Florianópolis, SC" or "MEXA-SE" (?MOVE YOURSELF?). The study was developed in two schools of the municipal school system, one of intervention and one of control. The intervention on sedentary behavior consisted of educational actions, such as the delivery of folders, the establishment of informative posters and the development of educational sessions on physical activity, quality of life and sedentary behavior. The control group maintained the usual activities of the school, not suffering any changes during the intervention period. The data were collected through a structured questionnaire and analyzed by descriptive and inferential statistics using the Statistical Package for Social Scientists v.22.0 for Windows software, considering a significance level of 5%. Male adolescents significantly reduced computer/videogame time and female adolescents significantly reduced television time after intervention, both for screen time on weekdays. The observed effects refer to intragroup changes, comparing the beginning and end of the study in the intervention group. No significant differences were observed in the results between the groups (intervention and control) and the intervention was not effective in reducing screen time on weekends. However, the results indicate that the improvement of the strategies applied in MEXA-SE project may bring important results for the school-based interventions that seek to reduce screen time in the adolescent population.Petroski, Edio LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Jéssika Aparecida Jesus2018-04-13T19:29:31Z2018-04-13T19:29:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 p.| il., tabs.application/pdf350479https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185470porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:29:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185470Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:29:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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