Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marly Gonçalves Da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lando, Janice Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028
id UFSC_6626f0c4472781a45da302f8abf57c94
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235457
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de MatemáticaPsicologiaEscolas NormaisSaberes da Formação de ProfessoresHistória do Ensino de MatemáticaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028Este texto aponta contribuições de disciplinas relacionadas à Psicologia, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscando responder de que forma as disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pesquisado colaboraram para a formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, a pesquisa pautou-se na história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); nas noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e nas categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Considerando os saberes para a formação de professores, foram analisados conteúdos das disciplinas relacionadas à Psicologia e se concluiu terem sido elas fundamentais para a formação das normalistas, preparando-as para atuar tanto em Matemática como nas demais disciplinas. No contexto geral das disciplinas, contribuíram mediante o ideário da Escola Nova com conhecimentos básicos, concepções de infância e métodos educativos. Quanto ao ensino de Matemática, a disciplina Psicologia facultou uma abordagem de aspectos ligados à didática e à cognição e priorizou os saberes para ensinar, se ocupando da psicologia da matemática, da psicologia da aritmética, da psicologia da tabuada, dentre outros.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-06-07T10:45:29Z2022-06-07T10:45:29Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, M. G. ; LANDO, J. C. . Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457Silva, Marly Gonçalves DaLando, Janice Cassiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:45:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235457Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:45:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
title Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
spellingShingle Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
Silva, Marly Gonçalves Da
Psicologia
Escolas Normais
Saberes da Formação de Professores
História do Ensino de Matemática
title_short Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
title_full Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
title_fullStr Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
title_full_unstemmed Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
title_sort Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
author Silva, Marly Gonçalves Da
author_facet Silva, Marly Gonçalves Da
Lando, Janice Cassia
author_role author
author2 Lando, Janice Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marly Gonçalves Da
Lando, Janice Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Escolas Normais
Saberes da Formação de Professores
História do Ensino de Matemática
topic Psicologia
Escolas Normais
Saberes da Formação de Professores
História do Ensino de Matemática
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2022-06-07T10:45:29Z
2022-06-07T10:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, M. G. ; LANDO, J. C. . Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021.
2179-426X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457
identifier_str_mv SILVA, M. G. ; LANDO, J. C. . Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021.
2179-426X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112366665728