Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028 |
id |
UFSC_6626f0c4472781a45da302f8abf57c94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235457 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de MatemáticaPsicologiaEscolas NormaisSaberes da Formação de ProfessoresHistória do Ensino de MatemáticaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028Este texto aponta contribuições de disciplinas relacionadas à Psicologia, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscando responder de que forma as disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pesquisado colaboraram para a formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, a pesquisa pautou-se na história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); nas noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e nas categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Considerando os saberes para a formação de professores, foram analisados conteúdos das disciplinas relacionadas à Psicologia e se concluiu terem sido elas fundamentais para a formação das normalistas, preparando-as para atuar tanto em Matemática como nas demais disciplinas. No contexto geral das disciplinas, contribuíram mediante o ideário da Escola Nova com conhecimentos básicos, concepções de infância e métodos educativos. Quanto ao ensino de Matemática, a disciplina Psicologia facultou uma abordagem de aspectos ligados à didática e à cognição e priorizou os saberes para ensinar, se ocupando da psicologia da matemática, da psicologia da aritmética, da psicologia da tabuada, dentre outros.Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)2022-06-07T10:45:29Z2022-06-07T10:45:29Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, M. G. ; LANDO, J. C. . Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021.2179-426Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457Silva, Marly Gonçalves DaLando, Janice Cassiaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:45:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235457Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:45:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
title |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
spellingShingle |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática Silva, Marly Gonçalves Da Psicologia Escolas Normais Saberes da Formação de Professores História do Ensino de Matemática |
title_short |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
title_full |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
title_fullStr |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
title_sort |
Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática |
author |
Silva, Marly Gonçalves Da |
author_facet |
Silva, Marly Gonçalves Da Lando, Janice Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Lando, Janice Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marly Gonçalves Da Lando, Janice Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolas Normais Saberes da Formação de Professores História do Ensino de Matemática |
topic |
Psicologia Escolas Normais Saberes da Formação de Professores História do Ensino de Matemática |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3028 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2022-06-07T10:45:29Z 2022-06-07T10:45:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, M. G. ; LANDO, J. C. . Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021. 2179-426X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457 |
identifier_str_mv |
SILVA, M. G. ; LANDO, J. C. . Disciplinas relacionadas à Psicologia do curso pedagógico do ginásio de Jequié na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021. 2179-426X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652112366665728 |