As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Faria, Bruna
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196684
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_66f38a383bbd55fd3776d957a2c34871
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196684
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação InfantilLinguagem musicaleducação infantilcrianças de 0 a 3 anosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo central mapear e analisar as experiências dos bebês (com idades entre um ano e um ano e onze meses) na linguagem musical, a partir dos registros e práticas pedagógicas presentes num memorial de estágio supervisionado em Educação Infantil da UFSC, realizado no primeiro semestre de 2012, num contexto de Educação Infantil pertencente à Rede Municipal de Educação de Florianópolis, SC. Na busca deste objetivo, iniciei os meus estudos discutindo a formação dos professores – nos cursos de Pedagogia – considerando o trabalho pedagógico que estes devem realizar no exercício da docência junto às crianças inseridas em creches e pré-escolas, contemplando a linguagem musical. Na continuidade, realizei reflexões teóricas no que concerne aos fundamentos da linguagem musical e da educação musical (ou musicalização), em especial, na educação das crianças de 0 a 3 anos de idade. A partir destes aportes, me debrucei na análise das explorações sonoras e musicais de um grupo de bebês, construídas no interior de práticas pedagógicas construídas e desenvolvidas na creche, nas quais a linguagem da música se fez presente. Ao final, apontei considerações sobre a fundamental importância para o trabalho pedagógico com os bebês da compreensão, por parte dos professores, que o conhecer e o fazer musical estão intimamente ligados ao gesto, ao movimento corporal e a brincadeira. Constatei no documento analisado, a pouca presença de propostas vinculadas as experiências dos bebês com a linguagem musical, mesmo quando esta aparece como eixo organizador do processo da docência compartilhada no grupo onde o estagio foi realizado. As proposições pedagógicas localizadas no documento e que tratam da linguagem musical, apontam para a ausência de referenciais teóricos e metodológicos para o trabalho com a linguagem musical com crianças de 0 a 3 anos de idade. Ao mesmo tempo, pontuei a urgente e indispensável necessidade de contemplar na formação do pedagogo, discussões teóricas associadas a proposições praticas no âmbito da ampliação dos seus repertórios vivencias e conhecimentos no campo da música, em especial, para a atuação junto à educação coletiva dos bebês nas instituições de Educação Infantil.This Labor Course Completion aims central map and analyze the experiences of babies (aged one year and one year and eleven months) in the musical language, from the records and pedagogical practices present a memorial supervised training in Early Childhood Education UFSC, conducted in the first half of 2012, in the context of early childhood education belongs to the Municipal Education Florianópolis, SC. In pursuit of this goal, I began my studies discussing teacher training - courses in Pedagogy - considering the pedagogical work that they should carry out in the teaching profession with the children placed in day care centers and preschools, contemplating the musical language. Continuity, realized theoretical reflections regarding the fundamentals of the musical language and musical education (or musicalizacion), especially in the education of children 0-3 years old. From these contributions, leaned on the analysis of sound and musical exploits of a group of babies, built within educational practices built and developed in the nursery, where the language of music was present. At the end, I pointed considerations crucial for the pedagogical work with infants of understanding on the part of teachers, that knowing and doing are closely linked to the musical gesture, body movement and play. I found the document analyzed, the presence of small proposals related experiences of babies with musical language, even when it appears as the organizing axis of the process of teaching shared in the group where the stage was conducted. The education proposals found in the document, and dealing with the musical language, point to the absence of theoretical and methodological work with the musical language with children 0-3 years old. At the same time, pontuei the urgent and essential need to consider the formation of the pedagogue, theoretical discussions related to propositions practices in broadening their repertoire livings and knowledge in the field of music, especially for the performance by the collective education of babies Institutions in Early Childhood Education.Florianópolis, SCOliveira, Alessandra Mara Rotta deUniversidade Federal de Santa CatarinaAline Faria, Bruna2019-06-10T12:38:56Z2019-06-10T12:38:56Z2013-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196684porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T12:38:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196684Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-10T12:38:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
title As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
spellingShingle As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
Aline Faria, Bruna
Linguagem musical
educação infantil
crianças de 0 a 3 anos
title_short As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
title_full As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
title_fullStr As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
title_full_unstemmed As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
title_sort As experiências dos bebês com a linguagem musical num contexto de Educação Infantil
author Aline Faria, Bruna
author_facet Aline Faria, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Alessandra Mara Rotta de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Faria, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem musical
educação infantil
crianças de 0 a 3 anos
topic Linguagem musical
educação infantil
crianças de 0 a 3 anos
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
2019-06-10T12:38:56Z
2019-06-10T12:38:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196684
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652376237670400