Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Angelina de Quevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Porfirio, Silvana Pereira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225154
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
id UFSC_6762f25135fba8009d03d9549e0b6337
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225154
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - scPessoa com deficiênciaPolíticas PúblicaNecessidades especiaisEducaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.A educação é direito de todos e dever do Estado, com o papel de desenvolver políticas públicas para assegurar amplo acesso à educação de qualidade. No que tange as pessoas com deficiência, seus direitos são exatamente iguais aos direitos de outros cidadãos e, assim, também deverão encontrar espaço para receber uma educação que contribua para sua aprendizagem e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi definido como: analisar as Políticas Públicas de Florianópolis voltadas para pessoas com deficiência no Ensino Fundamental. Procedeu-se de uma revisão de literatura para melhor compreensão do tema, bem como de levantamento junto à secretaria municipal de educação para obter dados que respondessem aos questionamentos. Em Florianópolis, existem políticas para a inclusão das pessoas com deficiência na educação, seguindo as leis de Santa Catarina e do Brasil, porém, sem adotar especificidades próprias. Isso indica que muito ainda há para ser feito como forma de assegurar uma educação inclusiva real no local de estudos. Este estudo deixou evidente que o percentual de alunos com deficiência em Florianópolis não é elevado, porém nem por isso o tema pode ser considerado sem relevância. Verificou-se a partir da coleta de dados com o gestor municipal que existem medidas adotadas como forma de elevar ao cesso à escola e garantir que esses alunos possam concluir o ensino fundamental e, assim, tenham a oportunidade de seguir estudando. Dados mais específicos não puderam ser coletados, em função da pandemia de COVID-19, que impediu que fossem conduzidas entrevistas e levantamentos pessoais nas instituições de ensino.Education is the right of all and the duty of the State, with the role of developing public policies to ensure wide access to quality education. Regarding people with disabilities, their rights are exactly equal to the rights of other citizens and, therefore, they must also find space to receive an education that contributes to their learning and development. The objective of this work was defined as: to analyze the Public Policies of Florianópolis aimed at people with disabilities in Elementary School. A literature review was carried out to better understand the theme, as well as a survey with the municipal education department to obtain data that answered the questions. In Florianópolis, there are policies for the inclusion of people with disabilities in education, following the laws of Santa Catarina and Brazil, however, without adopting their own specificities. This indicates that much remains to be done as a way of ensuring real inclusive education at the place of study. This study made it evident that the percentage of students with disabilities in Florianópolis is not high, however the theme cannot be considered irrelevant. It was verified from the data collection with the municipal manager that there are measures adopted as a way to increase the access to school and ensure that these students can finish elementary school and, thus, have the opportunity to continue studying. More specific data could not be collected, due to the COVID-19 pandemic, which prevented interviews and personal surveys from being conducted in educational institutions.Florianópolis, SCMaia, Annelise MigoskiUniversidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Angelina de QuevedoPorfirio, Silvana Pereira2021-07-22T22:05:18Z2021-07-22T22:05:18Z2021-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225154info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-22T22:05:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225154Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-22T22:05:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
title Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
spellingShingle Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
Moreira, Angelina de Quevedo
Pessoa com deficiência
Políticas Pública
Necessidades especiais
Educação
title_short Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
title_full Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
title_fullStr Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
title_full_unstemmed Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
title_sort Crianças com deficiências diversas: politicas públicas no ensino fundamental da cidade de florianópolis - sc
author Moreira, Angelina de Quevedo
author_facet Moreira, Angelina de Quevedo
Porfirio, Silvana Pereira
author_role author
author2 Porfirio, Silvana Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Annelise Migoski
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Angelina de Quevedo
Porfirio, Silvana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Políticas Pública
Necessidades especiais
Educação
topic Pessoa com deficiência
Políticas Pública
Necessidades especiais
Educação
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22T22:05:18Z
2021-07-22T22:05:18Z
2021-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225154
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651987266306048