Oficinas-experiência numa formação de professores: da solução de um problema a problematização de si mesma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Débora Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244551
Resumo: Sob o título “Matemática e arte para a sala de aula”, propusemos uma formação com o objetivo de relacionar matemática e arte por meio de imagens de pinturas. A formação, pensada sob a forma de oficinas e voltada para professores que ensinam matemática, atendia dois objetivos: 1) movimentar visualidades docentes; 2) criar condições para que os professores pudessem pensar outras possibilidades para ensinar matemática nas salas de aula. Com tais oficinas, e a luz da perspectiva cartográfica, produzimos dados que foram objeto de análise para uma pesquisa. No processo de análise deu-se voz aos estranhamentos, angústias e questionamentos que colocaram em suspensão um modo de pensar a formação, abalando certezas, destruindo uma rota e provocando um desvio de percurso. Nesse emaranhado de sentimentos e no encontro com uma encruzilhada, uma formação pensada inicialmente como espaço de mediação sofreu abalos, deslocamentos, inventou problemas e possibilitou problematizar (e nos problematizar) práticas instituídas e hegemônicas acerca da formação de professores. Assim, de espaço de solução de problemas, as oficinas tornaram-se então, para fins de análise, espaço de problematização de si mesma, espaço de produção de sentidos: oficinas-experiência.
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