O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar um discurso geométrico empregado por professores que ensinam matemática, num curso de formação. Foram realizadas quatro oficinas centradas num estudo acerca de imagens da arte e suas possibilidades para o ensino da matemática. Para a análise destas oficinas considerou-se os conceitos de visualidade , enunciado , dispositivo pedagógico e experiência formativa . Particularmente, desta análise, destaca-se um discurso matemático ligado à geometria, à simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, organização, que permeia o olhar dos professores e produz formas particulares de subjetivação. Conclui-se que uma formação ou capa- citação docente, pautada em processos de conscientização, de reflexão e de apropriação de modos de ensinar não leva a desnaturalização de verdades empregadas por meio de um discurso da geometria e o uso da arte em sala de aula. |
id |
UFSC_901c9a54d295dd449798d8e7ea565f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202569 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógicoVisualidadeGeometriaArteFormação de ProfessoresDiscursoEste artigo tem como objetivo problematizar um discurso geométrico empregado por professores que ensinam matemática, num curso de formação. Foram realizadas quatro oficinas centradas num estudo acerca de imagens da arte e suas possibilidades para o ensino da matemática. Para a análise destas oficinas considerou-se os conceitos de visualidade , enunciado , dispositivo pedagógico e experiência formativa . Particularmente, desta análise, destaca-se um discurso matemático ligado à geometria, à simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, organização, que permeia o olhar dos professores e produz formas particulares de subjetivação. Conclui-se que uma formação ou capa- citação docente, pautada em processos de conscientização, de reflexão e de apropriação de modos de ensinar não leva a desnaturalização de verdades empregadas por meio de um discurso da geometria e o uso da arte em sala de aula.2019-12-09T15:04:19Z2019-12-09T15:04:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569Wagner, Débora ReginaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:04:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202569Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:04:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
title |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
spellingShingle |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico Wagner, Débora Regina Visualidade Geometria Arte Formação de Professores Discurso |
title_short |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
title_full |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
title_fullStr |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
title_full_unstemmed |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
title_sort |
O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico |
author |
Wagner, Débora Regina |
author_facet |
Wagner, Débora Regina Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Débora Regina Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualidade Geometria Arte Formação de Professores Discurso |
topic |
Visualidade Geometria Arte Formação de Professores Discurso |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar um discurso geométrico empregado por professores que ensinam matemática, num curso de formação. Foram realizadas quatro oficinas centradas num estudo acerca de imagens da arte e suas possibilidades para o ensino da matemática. Para a análise destas oficinas considerou-se os conceitos de visualidade , enunciado , dispositivo pedagógico e experiência formativa . Particularmente, desta análise, destaca-se um discurso matemático ligado à geometria, à simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, organização, que permeia o olhar dos professores e produz formas particulares de subjetivação. Conclui-se que uma formação ou capa- citação docente, pautada em processos de conscientização, de reflexão e de apropriação de modos de ensinar não leva a desnaturalização de verdades empregadas por meio de um discurso da geometria e o uso da arte em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-12-09T15:04:19Z 2019-12-09T15:04:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652210747211776 |