O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Débora Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar um discurso geométrico empregado por professores que ensinam matemática, num curso de formação. Foram realizadas quatro oficinas centradas num estudo acerca de imagens da arte e suas possibilidades para o ensino da matemática. Para a análise destas oficinas considerou-se os conceitos de visualidade , enunciado , dispositivo pedagógico e experiência formativa . Particularmente, desta análise, destaca-se um discurso matemático ligado à geometria, à simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, organização, que permeia o olhar dos professores e produz formas particulares de subjetivação. Conclui-se que uma formação ou capa- citação docente, pautada em processos de conscientização, de reflexão e de apropriação de modos de ensinar não leva a desnaturalização de verdades empregadas por meio de um discurso da geometria e o uso da arte em sala de aula.
id UFSC_901c9a54d295dd449798d8e7ea565f19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202569
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógicoVisualidadeGeometriaArteFormação de ProfessoresDiscursoEste artigo tem como objetivo problematizar um discurso geométrico empregado por professores que ensinam matemática, num curso de formação. Foram realizadas quatro oficinas centradas num estudo acerca de imagens da arte e suas possibilidades para o ensino da matemática. Para a análise destas oficinas considerou-se os conceitos de visualidade , enunciado , dispositivo pedagógico e experiência formativa . Particularmente, desta análise, destaca-se um discurso matemático ligado à geometria, à simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, organização, que permeia o olhar dos professores e produz formas particulares de subjetivação. Conclui-se que uma formação ou capa- citação docente, pautada em processos de conscientização, de reflexão e de apropriação de modos de ensinar não leva a desnaturalização de verdades empregadas por meio de um discurso da geometria e o uso da arte em sala de aula.2019-12-09T15:04:19Z2019-12-09T15:04:19Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569Wagner, Débora ReginaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:04:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202569Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:04:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
title O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
spellingShingle O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
Wagner, Débora Regina
Visualidade
Geometria
Arte
Formação de Professores
Discurso
title_short O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
title_full O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
title_fullStr O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
title_full_unstemmed O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
title_sort O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico
author Wagner, Débora Regina
author_facet Wagner, Débora Regina
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Débora Regina
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Visualidade
Geometria
Arte
Formação de Professores
Discurso
topic Visualidade
Geometria
Arte
Formação de Professores
Discurso
description Este artigo tem como objetivo problematizar um discurso geométrico empregado por professores que ensinam matemática, num curso de formação. Foram realizadas quatro oficinas centradas num estudo acerca de imagens da arte e suas possibilidades para o ensino da matemática. Para a análise destas oficinas considerou-se os conceitos de visualidade , enunciado , dispositivo pedagógico e experiência formativa . Particularmente, desta análise, destaca-se um discurso matemático ligado à geometria, à simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, organização, que permeia o olhar dos professores e produz formas particulares de subjetivação. Conclui-se que uma formação ou capa- citação docente, pautada em processos de conscientização, de reflexão e de apropriação de modos de ensinar não leva a desnaturalização de verdades empregadas por meio de um discurso da geometria e o uso da arte em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-12-09T15:04:19Z
2019-12-09T15:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652210747211776