Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática. |
id |
UFSC_f1b14172170cc33380aac761e7c1baf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202578 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professoresMatemáticaArteVisualidadeFormação de ProfessoresPráticas FormativasEste artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.2019-12-09T15:35:07Z2019-12-09T15:35:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578Wagner, Débora ReginaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:35:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202578Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:35:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
title |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
spellingShingle |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores Wagner, Débora Regina Matemática Arte Visualidade Formação de Professores Práticas Formativas |
title_short |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
title_full |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
title_fullStr |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
title_sort |
Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores |
author |
Wagner, Débora Regina |
author_facet |
Wagner, Débora Regina Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Débora Regina Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Arte Visualidade Formação de Professores Práticas Formativas |
topic |
Matemática Arte Visualidade Formação de Professores Práticas Formativas |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-09T15:35:07Z 2019-12-09T15:35:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652013241630720 |