Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Débora Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.
id UFSC_f1b14172170cc33380aac761e7c1baf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202578
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professoresMatemáticaArteVisualidadeFormação de ProfessoresPráticas FormativasEste artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.2019-12-09T15:35:07Z2019-12-09T15:35:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578Wagner, Débora ReginaFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T15:35:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202578Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T15:35:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
title Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
spellingShingle Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
Wagner, Débora Regina
Matemática
Arte
Visualidade
Formação de Professores
Práticas Formativas
title_short Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
title_full Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
title_fullStr Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
title_full_unstemmed Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
title_sort Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores
author Wagner, Débora Regina
author_facet Wagner, Débora Regina
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Débora Regina
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Arte
Visualidade
Formação de Professores
Práticas Formativas
topic Matemática
Arte
Visualidade
Formação de Professores
Práticas Formativas
description Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade, discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-09T15:35:07Z
2019-12-09T15:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652013241630720