Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558
Resumo: Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados, partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa disciplina.
id UFSC_6803f96311ea140162c2fc33eaf76300
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202558
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dos livros didáticos de desenho como lugar de memóriaHistória da EducaçãoHistória da Educação MatemáticaLivros DidáticosDisciplina de DesenhoInserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados, partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa disciplina.2019-12-09T14:03:06Z2019-12-09T14:03:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:03:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T14:03:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
title Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
spellingShingle Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
Machado, Rosilene Beatriz
História da Educação
História da Educação Matemática
Livros Didáticos
Disciplina de Desenho
title_short Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
title_full Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
title_fullStr Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
title_full_unstemmed Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
title_sort Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
História da Educação Matemática
Livros Didáticos
Disciplina de Desenho
topic História da Educação
História da Educação Matemática
Livros Didáticos
Disciplina de Desenho
description Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados, partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa disciplina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-09T14:03:06Z
2019-12-09T14:03:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652010352803840