Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558 |
Resumo: | Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados, partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa disciplina. |
id |
UFSC_6803f96311ea140162c2fc33eaf76300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202558 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memóriaHistória da EducaçãoHistória da Educação MatemáticaLivros DidáticosDisciplina de DesenhoInserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados, partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa disciplina.2019-12-09T14:03:06Z2019-12-09T14:03:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:03:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T14:03:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
title |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
spellingShingle |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória Machado, Rosilene Beatriz História da Educação História da Educação Matemática Livros Didáticos Disciplina de Desenho |
title_short |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
title_full |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
title_fullStr |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
title_full_unstemmed |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
title_sort |
Dos livros didáticos de desenho como lugar de memória |
author |
Machado, Rosilene Beatriz |
author_facet |
Machado, Rosilene Beatriz Flores, Cláudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rosilene Beatriz Flores, Cláudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação História da Educação Matemática Livros Didáticos Disciplina de Desenho |
topic |
História da Educação História da Educação Matemática Livros Didáticos Disciplina de Desenho |
description |
Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados, partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa disciplina. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-12-09T14:03:06Z 2019-12-09T14:03:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652010352803840 |