A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_68764692212b163cc76a551edd9fe90b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122858 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escolaEducaçãoProfessores -FormaçãoPrática de ensinoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.As exigências impostas à educação para incorporar as tecnologias digitais na prática educativa dos professores são cada vez maiores nesta sociedade em acelerado desenvolvimento tecnológico. Um exemplo é a implantação do Programa "Um Computador por Aluno"- ProUCA em muitas escolas brasileiras. Com o objetivo de refletir sobre a incorporação das tecnologias digitais na prática educativa dos professores de uma escola participante do ProUCA, desvenvolvemos uma pesquisa qualitativa com estudo de caso realizado na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, em Florianópolis - SC. Por meio de entrevistas, depoimentos e participação em atividades de formação dos professores analisamos suas falas a partir dos referenciais teóricos do campo da educação e da mídia-educação, que possibilitaram refletir sobre os argumentos dos protagonistas desta história sobre a incorporação das tecnologias digitais nas suas práticas. As considerações revelam que muitas questões que envolvem programas como o ProUCA dependem de diversos fatores evidenciando que a incorporação do laptop na prática educativa não depende apenas do querer do professor. Há que se considerar os diversos aspectos políticos e pedagógicos envolvidos na escola, desde a questão da formação, do currículo, da avaliação, da metodologia até os aspectos infraestruturais, administrativos e técnicos que compõem o contexto investigado.<br>Abstract : The demands for digital technologies in educational practices used by professors are increasing every day in our society. An example of this is the implementation of the "One computer per student " - ProUCA, present in many Brazilian schools. Aiming this approach, we developed a case study qualitative research at the Escola Básica Municipal Miguel Vitor Souza, in Florianópolis - SC. Through interviews, testimonials and participation in training activities for teachers, we analyzed their speeches from the theoretical field of education and media education. This allowed us to reflect and understand the changes regarded to the incorporation of digital technologies in their practices. Their considerations revealed that many issues related to programs like ProUCA depend on several factors, indicating that the use of laptop in educational practices, for example, doesn?t depend only on the teacher?s will. We have to consider other aspects involved in the political and pedagogical school, since the educational background, TI skills, curriculum, teaching methodology and even the general infrastructure of the educational system, to realize the whole picture of this issue.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaKretzer, Suleica Fernanda Biesdorf2014-08-06T17:28:13Z2014-08-06T17:28:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il.application/pdf325593https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:28:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122858Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:28:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
title |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
spellingShingle |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf Educação Professores - Formação Prática de ensino Tecnologia educacional |
title_short |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
title_full |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
title_fullStr |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
title_full_unstemmed |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
title_sort |
A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola |
author |
Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf |
author_facet |
Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fantin, Monica Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Prática de ensino Tecnologia educacional |
topic |
Educação Professores - Formação Prática de ensino Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-06T17:28:13Z 2014-08-06T17:28:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
325593 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858 |
identifier_str_mv |
325593 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
159 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652292120903680 |