A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_68764692212b163cc76a551edd9fe90b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122858
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escolaEducaçãoProfessores -FormaçãoPrática de ensinoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.As exigências impostas à educação para incorporar as tecnologias digitais na prática educativa dos professores são cada vez maiores nesta sociedade em acelerado desenvolvimento tecnológico. Um exemplo é a implantação do Programa "Um Computador por Aluno"- ProUCA em muitas escolas brasileiras. Com o objetivo de refletir sobre a incorporação das tecnologias digitais na prática educativa dos professores de uma escola participante do ProUCA, desvenvolvemos uma pesquisa qualitativa com estudo de caso realizado na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, em Florianópolis - SC. Por meio de entrevistas, depoimentos e participação em atividades de formação dos professores analisamos suas falas a partir dos referenciais teóricos do campo da educação e da mídia-educação, que possibilitaram refletir sobre os argumentos dos protagonistas desta história sobre a incorporação das tecnologias digitais nas suas práticas. As considerações revelam que muitas questões que envolvem programas como o ProUCA dependem de diversos fatores evidenciando que a incorporação do laptop na prática educativa não depende apenas do querer do professor. Há que se considerar os diversos aspectos políticos e pedagógicos envolvidos na escola, desde a questão da formação, do currículo, da avaliação, da metodologia até os aspectos infraestruturais, administrativos e técnicos que compõem o contexto investigado.<br>Abstract : The demands for digital technologies in educational practices used by professors are increasing every day in our society. An example of this is the implementation of the "One computer per student " - ProUCA, present in many Brazilian schools. Aiming this approach, we developed a case study qualitative research at the Escola Básica Municipal Miguel Vitor Souza, in Florianópolis - SC. Through interviews, testimonials and participation in training activities for teachers, we analyzed their speeches from the theoretical field of education and media education. This allowed us to reflect and understand the changes regarded to the incorporation of digital technologies in their practices. Their considerations revealed that many issues related to programs like ProUCA depend on several factors, indicating that the use of laptop in educational practices, for example, doesn?t depend only on the teacher?s will. We have to consider other aspects involved in the political and pedagogical school, since the educational background, TI skills, curriculum, teaching methodology and even the general infrastructure of the educational system, to realize the whole picture of this issue.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaKretzer, Suleica Fernanda Biesdorf2014-08-06T17:28:13Z2014-08-06T17:28:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il.application/pdf325593https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:28:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122858Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:28:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
title A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
spellingShingle A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf
Educação
Professores -
Formação
Prática de ensino
Tecnologia educacional
title_short A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
title_full A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
title_fullStr A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
title_full_unstemmed A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
title_sort A prática educativa em um processo de incorporação das tecnologias móveis na escola
author Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf
author_facet Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fantin, Monica
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kretzer, Suleica Fernanda Biesdorf
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Prática de ensino
Tecnologia educacional
topic Educação
Professores -
Formação
Prática de ensino
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T17:28:13Z
2014-08-06T17:28:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 325593
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858
identifier_str_mv 325593
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652292120903680