ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Junior, Rogério Jacinto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244617
Resumo: Tese submetida à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática como exigência para a obtenção do título de Doutor em Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Área de concentração: Educação em Ciências e Matemática Linha de Pesquisa: Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.Manaus 2022.
id UFSC_68836bdbec29f48eb4e0022921868bc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244617
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)História da Educação MatemáticaFormação de ProfessoresSaberes a ensinar e para ensinarTese submetida à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática como exigência para a obtenção do título de Doutor em Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Área de concentração: Educação em Ciências e Matemática Linha de Pesquisa: Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.Manaus 2022.Durante um certo período da história da educação matemática do Brasil, os cursos de licenciatura em matemática priorizaram na formação de professores os conteúdos específicos da matemática, acreditando que esses saberes seriam suficientes para a docência. Entretanto, as necessidades de articulação entre saberes advindos do campo disciplinar e aqueles das Ciências da Educação foram tomando o centro de grandes debates, principalmente, por especialistas das áreas da matemática e da pedagogia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os saberes organizados nos processos de formação de professor de matemática da UFAM, no período de 1980 a 1995, em uma perspectiva cultural e histórica. Esta pesquisa se justifica pela importância dos estudos sobre as mudanças no corpo de saberes profissionais que foram caracterizando a formação de professores no recorte de tempo em análise, principalmente, nas (trans)formações dos saberes adquiridos no campo das Ciências da Educação. Elencou-se como fonte de pesquisa as grades curriculares, as legislações vigentes, plano de curso, relatórios, registro de eventos, programas, ementas entre outros documentos. O tratamento dessas informações é norteado pelo seguinte problema de pesquisa: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM no período 1980 a 1995? Apoia-se em aporte teórico-metodológico que segue orientações de teóricos da História Cultural, por André Chervel, da cultura escolar, por Dominique Julia, na construção histórica do conhecimento, dada por Peter Burke e dos estudos do saber profissional docente, analisados em uma perspectiva histórica como a articulação entre o saber a ensinar e o saber para ensinar, por Borer, Hofstetter, Schneuwly e Valente. A análise dos dados aponta uma mobilização de inserção de elementos do campo das Ciências da Educação, mesmo de maneira tímida, no curso de licenciatura da UFAM, revelados principalmente sobre a rubrica Prática de Ensino de Matemática, que se encontra elementos da matemática para ensinar. Dessa forma, contribuindo para a construção de elementos do saber profissional do professor de matemática, oportunizando os processos para a produção de saberes. O que permite sustentar que o curso de Licenciatura em Matemática da UFAM, a princípio de cunho marcadamente disciplinar, orientado pelo campo matemático, seguiu um movimento contínuo de incorporação das Ciências da Educação na transformação de suas rubricas curriculares.Valente, Wagner RodriguesMoraes Junior, Rogério Jacinto de2023-02-23T20:55:57Z2023-02-23T20:55:57Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORAES JUNIOR, Rogerio Jacinto de. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). 158f. 2022. Tese REAMEC: UFMT/UFPA/UEA, 2022https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244617porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T14:07:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244617Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-24T14:07:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
title ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
spellingShingle ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
Moraes Junior, Rogério Jacinto de
História da Educação Matemática
Formação de Professores
Saberes a ensinar e para ensinar
title_short ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
title_full ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
title_fullStr ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
title_full_unstemmed ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
title_sort ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: uma matemática para ensinar (1980-1995)
author Moraes Junior, Rogério Jacinto de
author_facet Moraes Junior, Rogério Jacinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes Junior, Rogério Jacinto de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Formação de Professores
Saberes a ensinar e para ensinar
topic História da Educação Matemática
Formação de Professores
Saberes a ensinar e para ensinar
description Tese submetida à banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática como exigência para a obtenção do título de Doutor em Educação em Ciências e Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Área de concentração: Educação em Ciências e Matemática Linha de Pesquisa: Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.Manaus 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-23T20:55:57Z
2023-02-23T20:55:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES JUNIOR, Rogerio Jacinto de. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). 158f. 2022. Tese REAMEC: UFMT/UFPA/UEA, 2022
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244617
identifier_str_mv MORAES JUNIOR, Rogerio Jacinto de. Elementos do saber profissional na formação do professor de matemática da Universidade Federal do Amazonas: uma matemática para ensinar (1980-1995). 158f. 2022. Tese REAMEC: UFMT/UFPA/UEA, 2022
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652274706153472