Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Indyanara Albino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205487
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2018
id UFSC_a9b3934cb74e33b7cc4d67b110bad58b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205487
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distânciaFarmáciaAssistência FarmacêuticaAssistência FarmacêuticaEducação permanenteFarmacêuticosPessoal da área médicaEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2018A educação continuada torna-se cada vez mais necessária para os profissionais da área da saúde. As mudanças frequentes que ocorrem neste setor demonstram a necessidade da qualificação dos profissionais, com intuito de trazer melhorias na assistência prestada à população, em especial àqueles profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, realizou-se uma revisão de escopo sobre o impacto da educação continuada em saúde (compõe o Artigo 1 nessa dissertação). O estudo mostra que o termo impacto não está definido na literatura revisada e identifica-se uma grande variedade de metodologias utilizadas, em nível nacional e internacional. Além da revisão de escopo, realizou-se um dos tipos da avaliação de impacto, que trata da percepção de impacto da educação continuada (Artigo 2), sendo que o público alvo foram farmacêuticos egressos de um curso a distância de especialização em gestão da assistência farmacêutica, no Brasil. Foi utilizado uma metodologia qualitativa e identificou-se uma percepção de impacto positiva, com resultados e melhorias voltados para o farmacêutico egresso, para o ambiente de trabalho e para a população. Os dois estudos, sob formato de artigos, reforçam a necessidade de que os investimentos aplicados à qualificação profissional no SUS precisam ser continuamente acompanhados e avaliados. A criação e direcionamento da educação continuada para as necessidades do SUS em assistência farmacêutica geram condições para a inclusão de profissionais dos serviços de saúde.Abstract: Continuing education is becoming increasingly necessary for health professionals. The frequent changes that occur in this sector demonstrate the need for the qualification of professionals, with the purpose of bringing improvements in the assistance provided to the population, especially those professionals who work in the Unified Health System (SUS). Initially, a scope review was carried out on the impact of continuing education on health (composed of Article 1 in this dissertation). The study shows that the term impact is not defined in the revised literature and identifies a wide variety of methodologies used at national and international level. In addition to the scope review, one of the types of impact assessment was carried out, which deals with the impact perception of continuing education (Article 2), with the target audience being pharmacists graduating from a specialization course in management of care pharmaceutical industry in Brazil. A qualitative methodology was used and a perception of positive impact was identified, with results and improvements aimed at the pharmacist egress, the work environment and the population. The two studies, in the form of articles, reinforce the need for investments applied to professional qualification in the SUS to be continuously monitored and evaluated. The creation and targeting of continuing education for the SUS needs in pharmaceutical care generates conditions for the inclusion of health professionals.Diehl, Eliana ElisabethUniversidade Federal de Santa CatarinaAssunção, Indyanara Albino de2020-03-31T13:44:49Z2020-03-31T13:44:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il., tabs.application/pdf360980https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205487porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:44:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205487Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:44:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
title Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
spellingShingle Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
Assunção, Indyanara Albino de
Farmácia
Assistência Farmacêutica
Assistência Farmacêutica
Educação permanente
Farmacêuticos
Pessoal da área médica
Ensino à distância
title_short Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
title_full Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
title_fullStr Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
title_full_unstemmed Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
title_sort Impacto da educação continuada em saúde: revisão de escopo e análise da percepção de farmacêuticos sobre um curso de especialização a distância
author Assunção, Indyanara Albino de
author_facet Assunção, Indyanara Albino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diehl, Eliana Elisabeth
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Indyanara Albino de
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia
Assistência Farmacêutica
Assistência Farmacêutica
Educação permanente
Farmacêuticos
Pessoal da área médica
Ensino à distância
topic Farmácia
Assistência Farmacêutica
Assistência Farmacêutica
Educação permanente
Farmacêuticos
Pessoal da área médica
Ensino à distância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:44:49Z
2020-03-31T13:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360980
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205487
identifier_str_mv 360980
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652183584899072