A experiência da educação a distância para a educação farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzoni, Andrigo Antonio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211687
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2019
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spelling A experiência da educação a distância para a educação farmacêuticaFarmáciaAssistência FarmacêuticaEnsino à distânciaEducação em saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Florianópolis, 2019A utilização da tecnologia proveniente da internet tem crescido como uma opção para a ampliação da educação permanente, uma vez que permite que os profissionais desenvolvam atividades educativas com flexibilidade, autonomia e conveniência. Considerando a qualificação profissional como ferramenta transformadora do serviço, o Ministério da Saúde ofertou o curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, com abrangência nacional, em larga escala, através da modalidade de Educação a Distância. Objetivos: Analisar a experiência da utilização da EaD para sua educação permanente, entre profissionais farmacêuticos egressos do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica, modalidade EaD. Método: Foi realizada uma revisão de escopo para o reconhecimento do uso da EaD na área da farmácia descrito na literatura, e, posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo em 10 estados brasileiros com a finalidade de realizar entrevistas e grupos focais com estudantes egressos para analisar sua experiência no uso da EaD durante a realização do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica-EaD. A análise dos dados utilizou o modelo de sistemas sociotécnicos. Resultados: A revisão de escopo permitiu conhecer o cenário da utilização de EaD no ensino superior de farmácia, mostrando que seu uso vem crescendo na forma de uma ferramenta de ensino colaborativa, e não substituta. A modalidade tem sido mais relatada para cursos de graduação (76,7%), como ferramenta adicional às técnicas de ensino presencias. Fóruns e chats de discussão foram as ferramentas mais utilizadas nesta modalidade (52,9%). Apesar de muitas vantagens serem identificadas no uso de EaD, os estudos sugerem que esta modalidade desafia os estudantes. Os componentes Pessoas e Cultura indicam a incorporação das tecnologias no processo educacional. Apesar da infraestrutura ser deficitária em algumas regiões, o componente Tecnologia foi avaliado como adequado para sua finalidade. Os estudantes sugerem que os objetivos do uso da EaD estão diretamente relacionados com a possibilidade de maior acessibilidade e autonomia. Já o componente Processos, revela a sobrecarga que um curso a distância pode imputar ao profissional. Conclusão: os resultados sugerem que os sujeitos utilizam ferramentas de tecnologia, muitas vezes sem questionar e sem refletir sobre seu uso e aplicação, o mesmo ocorrendo com a educação a distância. A modalidade EaD se mostrou útil para possibilitar e ampliar o acesso à educação, proporcionando que os farmacêuticos do SUS desenvolvessem atividades de educação permanente. Por outro lado, a tecnologia colabora para a naturalização da precarização das condições de trabalho do servidor ao imputar a este a responsabilidade individual e pessoal pelo desenvolvimento de sua qualificação profissional, com sobrecarga de trabalho e dependente apenas de seu esforço individual.Abstract: The use of Internet technology has grown as an option for the expansion of permanent education, since it allows professionals to develop educational activities with flexibility, autonomy and convenience. Considering the professional qualification as a transforming tool of the service, the Ministry of Health offered the Pharmacy Assistance Management course, with national scope, on a large scale, through the Distance Education (EaD) modality. Objectives: Analyze the EaD experience for permanent education, among pharmacists graduating from the Course of Management of Pharmaceutical Assistance, EAD. Method: A scope review was performed for the recognition of the use of EaD in pharmacy area described in the literature, and later a field research was carried out in 10 Brazilian states with the purpose of conducting interviews and focus groups with students to analyze their experience in the use of EaD during the course of Management of Pharmaceutical Assistance-EaD. Data analysis used the sociotechnical systems model. Results: The scope review allowed us to know the scenario of the use of EaD in pharmacy higher education, showing that its use has been growing in the form of a collaborative rather than a substitute teaching tool. The modality has been more reported for undergraduate courses (76.7%), as an additional tool to face-to-face teaching techniques. Forums and discussion chats were the most used tools in this modality (52.9%). Although many advantages are identified in the use of EaD, studies suggest that this modality challenges students. The People and Culture components indicate the incorporation of technologies into the educational process. Although Infrastructure is deficient in some regions, the Technology component has been assessed as adequate for its purpose. The students suggest that the Goals of the use of EaD are directly related to the possibility of greater accessibility and autonomy. Already the Processes component, reveals the overload that a distance course can impute to the professional. Conclusion: The results suggest that subjects use technology tools, often without questioning and without reflecting on their use and application, as well as with distance education. The EaD modality proved to be useful for enabling and expanding access to education, providing SUS pharmacists with permanent education activities. On the other hand, technology contributes to the naturalization of the precariousness of the working conditions of the server by assigning to the latter the individual and personal responsibility for the development of his professional qualification, with work overload and dependent only on his individual effort.Leite, Silvana NairUniversidade Federal de Santa CatarinaLorenzoni, Andrigo Antonio2020-08-20T06:00:19Z2020-08-20T06:00:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364356https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211687porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T06:00:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T06:00:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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