O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Janini Galvão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18260
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_cd581fda6f296f260e7c5f48a5216e19
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18260
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito FederalThe educational specialized care in multifunction resourse rooms of high school in capital of Brazil - Federal DistricAtendimento educacional especializadoEnsino médioTecnologia educacionalSala de recursos multifuncionaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.Este estudo se propôs a analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o uso das tecnologias nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no ensino médio do Distrito Federal (DF). A criação desses espaços faz parte da política pública inclusiva brasileira de acesso aos serviços de apoio educacional, que promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do estudante com necessidades educacionais específicas. Verifica-se que no ensino médio, o número de matriculas de estudantes com deficiência teve um expressivo aumento nos últimos anos, logo analisar esse atendimento e o uso das tecnologias empregadas como apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência no contexto do ensino médio se constituiu como uma necessidade urgente. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e para atender aos objetivos desse estudo foram utilizadas como estratégias de pesquisa, a análise documental, o questionário, a entrevista semiestruturada e o grupo de discussão. Esse estudo foi realizado no âmbito da Secretaria de Educação do DF (SEDF), mais especificamente, nas Salas de Recursos Multifuncionais generalistas de escolas públicas de ensino médio do DF. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de SRM e os estudantes atendidos nesses espaços. Os resultados da pesquisa mostraram que para os professores pesquisados os materiais pedagógicos que compõem as SRM não são adequados por serem infantilizados para os estudantes do ensino médio, e que as orientações da SEDF estão distanciadas das normas gerais do Ministério da Educação para implementação das SRM, o que resulta em mau uso dos materiais disponibilizados pelo Governo Federal para realização dos atendimentos. Foi constatado, também, que o AEE, segundo os alunos e os professores pesquisados, tem se organizado, na maioria das vezes, como reforço escolar dos conteúdos desenvolvidos em de sala de aula, o que descaracteriza esse atendimento. O estudo sugere que o AEE tem grande relevância na inclusão escolar dos estudantes do ensino médio, contudo, é necessário que haja uma reestruturação do serviço por parte do Governo local e Federal, com políticas públicas direcionadas para atender efetivamente às demandas educacionais especificas desses estudantes.This is a research that tried to study the Educational Specialized Care (ESC) in Multifunction Resource Rooms (MRR) of Educative Centers (EC) in capital of Brazil - Federal District (DF). The creation of these spaces is part of inclusive public policy on access to educational support services that promotes cognitive and social development of the student with special educational needs. In regular high school, the number of enrollments of students with disabilities has been growing in recent years so analyze the Educational Specialized Care and the use of technology in Multifunction Resource Rooms to support the teaching and learning process of students with disabilities in high school level was constituted as an urgent necessity. To understand the dynamics of this service, was elected a qualitative research methodology, and to answer the objectives of this study was used as research strategies document analysis, questionnaires, semi-structured interview and group discussion. This research was conducted as part of the Federal District Education Department (DFED), more specifically, in general Multifunction Resource Rooms of high school public schools. The research subjects were the MRR teachers and the students attended for these spaces. The survey results showed that for teachers surveyed the teaching materials that make up the MRR are not suitable being childish for high school students, and that the guidelines the DFED are set away from the general rules of the Ministry of Education to implement the MRR, which results in poor use of materials made available by the Federal Government to carry out the cares. It was noted also that the ESC, according to the students and the teachers surveyed, has organized, in most cases, as tutoring of the contents developed in the classroom, which mischaracterizes this service. The study suggests that ESC has great relevance in the school inclusion of high school students, however, there needs to be a restructuring of the service by the local and Federal Government with public policies directed to effectively meet specific educational needs of those students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Amaralina Miranda deFonseca, Janini Galvão2015-05-25T14:32:38Z2015-05-25T14:32:38Z2015-05-252015-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Janini Galvão. O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18260A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:47:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/18260Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:47:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
The educational specialized care in multifunction resourse rooms of high school in capital of Brazil - Federal Distric
title O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
spellingShingle O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
Fonseca, Janini Galvão
Atendimento educacional especializado
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sala de recursos multifuncionais
title_short O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
title_full O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
title_fullStr O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
title_sort O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal
author Fonseca, Janini Galvão
author_facet Fonseca, Janini Galvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Janini Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sala de recursos multifuncionais
topic Atendimento educacional especializado
Ensino médio
Tecnologia educacional
Sala de recursos multifuncionais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25T14:32:38Z
2015-05-25T14:32:38Z
2015-05-25
2015-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Janini Galvão. O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18260
identifier_str_mv FONSECA, Janini Galvão. O atendimento educacional especializado e o uso das tecnologias nas salas de recursos multifuncionais no Ensino Médio Público do Distrito Federal. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508330731700224