A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC: OS DESAFIOS PARA A EXPLICITAÇÃO DO CONHECIMENTO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131388 |
Resumo: | A gestão do conhecimento é um recurso estratégico para uma sociedade, sendo a sua base constituída pela identificação, criação, armazenagem, compartilhamento e utilização. Desta forma, uma instituição de ensino precisa pensar em uma estratégia de gestão do conhecimento, levando em conta a sua história, a sua estrutura organizacional, seus processos operacionais e principalmente os ativos intangíveis, as pessoas envolvidas na instituição. Porém, todo este processo apresenta desafios para transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito em um ambiente educacional. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar os desafios para a explicitação do conhecimento na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada junto a Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UNESC. Constatou-se que não existe um processo estruturado de gestão do conhecimento implementado, porém, os dirigentes da universidade compreende a necessidade de uma ação estratégica para a implantação da gestão do conhecimento, necessitando de ações eficazes para explicitar, disseminar e formalizar o conhecimento em todo o complexo universitário. |
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