Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zandavalli, Carla
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237183
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
id UFSC_6a30d6e7101ad8ae653b87437907af1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237183
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaZandavalli, CarlaDandolini, Gertrudes AparecidaSteil, Andrea Valéria2022-07-26T23:16:55Z2022-07-26T23:16:55Z2022377536https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237183Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.Os desafios externos têm provocado as organizações a repensarem sobre suas formas de aprender, motivando-as a buscar novos conhecimentos além das suas fronteiras organizacionais. Nesse sentido, a procura por diferentes formas de relacionamentos interorganizacionais vem se apresentando como estratégia viável para o enfrentamento de mudanças constantes nesses ambientes. Essas relações podem ser estabelecidas por meio de redes interorganizacionais. As redes interorganizacionais são definidas como uma rede de laços complexos que pode servir como um canal por onde fluem informações, conhecimento e ideias, tornando-se uma arena para aprendizagem entre as organizações. A aprendizagem que ocorre por meio de redes interorganizacionais pode ser chamada de aprendizagem interorganizacional (AIO). A AIO é um processo, no qual uma organização a partir da interação e contato com as experiências de outras organizações adquire novos conhecimentos e habilidades que são incorporados em seus sistemas, estruturas e/ou rotinas organizacionais. Nesse processo de aprendizagem existem dinâmicas que ocorrem no ambiente organizacional e no ambiente interorganizacional (rede), pouco estudado na literatura e que podem auxiliar no processo de gerenciamento da AIO interativa. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe-se a compreender como as dinâmicas de extensão, interação e internalização da aprendizagem interorganizacional ocorrem em organizações inseridas na mesma rede interorganizacional. Para isso, a pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa em um estudo de caso de uma rede interorganizacional. A coleta de dados ocorreu a partir de dez entrevistas semiestruturadas com os representantes institucionais (da organização), documentos (públicos e privados) e a observação do pesquisador em encontros da rede. Os dados foram analisados a partir da análise temática que resultou em um total de cinco temas, trinta e oito categorias e oitenta e quatro códigos dedutivos e indutivos. Os principais resultados da pesquisa sinalizam que as dinâmicas são interdependentes, ou seja, dependem da anterior para ocorrerem. A dinâmica de extensão traz o nível organizacional em voga e as ações que englobam a abertura e preparação para a organização participar da rede. A dinâmica de interação traz o nível interorganizacional (a rede), no qual as organizações interagem e compartilham conhecimentos. Por fim, a dinâmica de internalização, que se volta para o nível organizacional novamente, traz o desafio de absorver e realizar o processo de mudança para aplicar o novo conhecimento na organização-aprendiz. Entre as principais contribuições podem-se destacar: a compreensão do fluxo da AIO, desde uma informação ou conhecimento restrito a uma organização até o conhecimento novo aplicado em outra organização, que perpassam pelas três dinâmicas; as conexões entre os ambientes intra e inter, na perspectiva multinível; e os fatores e mecanismos que influenciam as dinâmicas da AIO. Essas contribuições auxiliam tanto na criação de redes para AIO como no aprimoramento de redes já existentes. Sugere-se como pesquisas futuras: comparar redes de aprendizagem a partir das dinâmicas de AIO apresentadas neste estudo; aprofundar estudos sobre a influência da capacidade absortiva, da organização-aprendiz, no processo de AIO; estudos que abranjam as questões relativas à explotação e exploração em processos de AIO e suas dinâmicas.Abstract: External challenges have caused organizations to rethink their ways of learning, motivating them to seek new knowledge beyond their organizational boundaries. In this sense, the search for different forms of interorganizational relationships has been presented as a viable strategy to face constant changes in these environments. These relationships can be established through inter-organizational networks. Interorganizational networks are defined as a network of complex ties that can serve as a channel through which information, knowledge and ideas flow, becoming an arena for learning between organizations. Learning that occurs through interorganizational networks can be called interorganizational learning (AIO). AIO is a process in which an organization, through interaction and contact with the experiences of other organizations, acquires new knowledge and skills that are incorporated into its systems, structures and/or organizational routines. In this learning process, there are dynamics that occur in the organizational environment and in the interorganizational environment (network), little studied in the literature and that can help in the management process of interactive AIO. In this sense, the present research proposes to understand how the dynamics of extension, interaction and internalization of interorganizational learning occur in organizations inserted in the same interorganizational network. For this, the research uses a qualitative approach in a case study of an interorganizational network. Data collection took place from ten semi-structured interviews with institutional representatives (of the organization), documents (public and private) and the researcher's observation in network meetings. Data were analyzed using thematic analysis, which resulted in a total of five themes, thirty-eight categories and eighty-four deductive and inductive codes. The main results of the research indicate that the dynamics are interdependent, that is, they depend on the previous one to occur. The extension dynamics brings the organizational level in vogue and the actions that encompass the opening and preparation for the organization to participate in the network. The dynamics of interaction bring the interorganizational level (the network), in which organizations interact and share knowledge. Finally, the dynamics of internalization, which is applied again at the organizational level, brings the challenge of absorbing and carrying out the process of change to new knowledge in the apprentice-organization. Among the main contributions can be highlighted: the understanding of the flow of AIO, from information or knowledge restricted to an organization to new knowledge applied in other organizations, which permeate the three organizations; the connections between the intra and inter environments, in the multilevel perspective; and the e factors that are so powerful of AIO. These help both in creating contributions to AIO and in improving existing networks. It is suggested as future research: learning dynamics from a research in this study; to deepen studies on the influence of the absorptive capacity, of the apprentice-organization, in the AIO process; studies covering issues related to exploration and exploitation in AIO processes and their dynamics.165 p.| il., gráfs.porEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagem organizacionalAprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0720-T.pdfPEGC0720-T.pdfapplication/pdf2465247https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/237183/-1/PEGC0720-T.pdfe33673bfb4af8de50757fcfff241ebb9MD5-1123456789/2371832022-07-26 20:16:56.022oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-26T23:16:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
title Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
spellingShingle Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
Zandavalli, Carla
Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
title_short Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
title_full Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
title_fullStr Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
title_full_unstemmed Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
title_sort Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
author Zandavalli, Carla
author_facet Zandavalli, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zandavalli, Carla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dandolini, Gertrudes Aparecida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Steil, Andrea Valéria
contributor_str_mv Dandolini, Gertrudes Aparecida
Steil, Andrea Valéria
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-26T23:16:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-26T23:16:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237183
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 377536
identifier_str_mv 377536
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/237183/-1/PEGC0720-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e33673bfb4af8de50757fcfff241ebb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805191448854528