The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Nadia Karina Ruhmke
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92886
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009.
id UFSC_6a421665e25a7371bd4f95f6b54b163c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92886
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRamos, Nadia Karina RuhmkeBaptista, Barbara Oughton2012-10-24T13:33:08Z2012-10-24T13:33:08Z2012-10-24T13:33:08Z275604http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92886Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009.Este estudo investigou os efeitos do treinamento e da instrução na percepção das fricativas interdentais do inglês por brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira. Os principais objetivos são investigar (a) até que ponto o (1) treinamento e instrução e (2) treinamento melhorariam a percepção das fricativas interdentais em posição inicial, e (b) qual procedimento seria mais eficaz na promoção da mudança na percepção dos sons alvos. Os 53 participantes matriculados no nível 3 do curso extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina foram organizados em Grupo de Treinamento (TG), Grupo de instrução e reinamento (ITG), e Grupo Controle (CG). A pesquisadora foi responsável pelo tratamento nos grupos experimentais (TG e ITG), o qual foi organizado em sete sessões de 30 minutos cada no decorrer do primeiro semestre de 2008, quando os dados foram coletados. O TG recebeu apenas treinamento perceptual, enquanto o ITG recebeu treinamento perceptual e instrução explícita na percepção dos fricativos interdentais do inglês. Todos os participantes responderam a um questionário e a um teste de percepção (CDT) antes e depois do período de tratamento. Os resultados sugerem que os procedimentos afetaram a percepção dos participantes embora apenas o contraste ZS\,Zr\ no ITG tenha atingido resultados estatisticamente significativos. Os resultados também sugerem que (1) treinamento e instrução e (2) treinamento parecem ser ferramenta eficientes na melhora da percepção dos sons nas aulas de pronúncia. Entretanto, estudos longitudinais e com metas de longo prazo são necessárias para investigar os efeitos do tratamento de forma mais efetiva.The present study investigated the effect of training and instruction on the perception of English interdental fricatives by Brazilian EFL learners. The main objectives of the present study were to investigate (a) the extent to which (1) training and instruction and (2) training would enhance participants# perception of the interdental fricatives in word-initial position, and (b) the procedure which would be more effective in promoting change on the perception of the target sounds. The 53 participants enrolled at level three of English extracurricular course at UFSC were organized in Training Group (TG), Instruction-Training Group (ITG), and Control Group (CG). The researcher was in charge of the experimental groups (TG and ITG), and the treatment was organized in seven sessions of 30 minutes each throughout the first semester of 2008 when the data were collected. The TG received only perceptual training whereas the ITG received perceptual training and explicit instruction on the perception of the English interdental fricatives. All participants answered a profile questionnaire and viii took a categorial discrimination test before and after the treatment period. The findings suggest that the procedures affected participants# perception even though a statistically significant result was found only for the contrast ZS\,Zr\ in the ITG. These results suggest that (1) training and instruction and (2) training seem to be effective tools to improve learners# perception of these sounds in pronunciation classes. Long term goals are necessary in order to nvestigate the effects of treatment. Thus, longitudinal studies and long term goals should be carried out in order to investigate the effectiveness of pronunciation training and instruction.1 v.| il., grafs., tabs.engLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosThe effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learnersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL275604.pdfapplication/pdf7146703https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92886/1/275604.pdf4224112f6fbbf099c6b4154afa7efe41MD51TEXT275604.pdf.txt275604.pdf.txtExtracted Texttext/plain213803https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92886/2/275604.pdf.txt86cb1a4f0c47725ee9410d6c6c7c7f26MD52THUMBNAIL275604.pdf.jpg275604.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92886/3/275604.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/928862013-05-02 08:25:11.466oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92886Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:25:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
title The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
spellingShingle The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
Ramos, Nadia Karina Ruhmke
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
title_short The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
title_full The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
title_fullStr The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
title_full_unstemmed The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
title_sort The effects of training and instruction on the perception of the english interdental fricatives by brazilian efl learners
author Ramos, Nadia Karina Ruhmke
author_facet Ramos, Nadia Karina Ruhmke
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Nadia Karina Ruhmke
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Barbara Oughton
contributor_str_mv Baptista, Barbara Oughton
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T13:33:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T13:33:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24T13:33:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92886
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 275604
identifier_str_mv 275604
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92886
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92886/1/275604.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92886/2/275604.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92886/3/275604.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4224112f6fbbf099c6b4154afa7efe41
86cb1a4f0c47725ee9410d6c6c7c7f26
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805189914787840