Os discursos sobre moral e civismo da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (1947-1963) a partir de alguns livros didáticos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215217 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
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Os discursos sobre moral e civismo da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (1947-1963) a partir de alguns livros didáticosEducaçãoEducação moral e cívicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Inserida no campo da Sociologia, da História e com uma passagem pela Linguística, na linha de Sociologia e História da Educação, a presente pesquisa explorou os discursos acerca da moral e do civismo impressos nos livros didáticos da Coleção Educar, série Moral e Civismo, distribuídos na Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA). Cuja vigência foi de 1947 a 1963 no Brasil. O objetivo principal foi a identificação discursiva dos modos de vida e comportamento sedimentados nesses textos, sendo que a hipótese inicial apontava para a necessidade da constituição de sujeitos modernos que já atravessava os debates educacionais desde o início do século XX. Ao analisar os discursos sobre moral e civismo preconizados pela CEAA, também abordamos a ordem social modernizadora na qual estavam inseridos o Brasil e os demais países da América Latina, todos apoiados por diversos Organismos Internacionais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla o estudo bibliográfico e documental. A metodologia utilizada foi a análise crítica do discurso (ACD), de Norman Fairclough, de modo a examinar os livros numa perspectiva tríplice, abarcando o discurso em sua dimensão textual, discursiva e como prática social. Além do referencial teórico de Norman Fairclough (2001; 2003; 2012), contamos com as contribuições teóricas de Emile Durkheim, por meio dos conceitos de moral e moral cívica. Ainda, para a compreensão da posição de Renato Sêneca Fleury (1895 ? 1980) ? intelectual paulista, escritor dos livros didáticos analisados ? no campo educacional brasileiro, principalmente a partir de sua trajetória e de algumas de suas obras e relações tecidas com outros intelectuais como Lourenço Filho (coordenador da CEAA em seus primeiros anos), recorreu-se a alguns dos conceitos de Pierre Bourdieu. Foram tomados como fonte de pesquisa os livros Voto e Democracia; Direitos e Deveres do Cidadão Brasileiro; Como é bom trabalhar e O Espôso, a espôsa, os filhos, todos com data de publicação do ano de 1962. Os discursos foram analisados a partir da ACD de Norman Fairclough, de modo a abranger a compreensão da ordem discursiva, as análises interacional, interdiscursiva e lingüística presente em cada uma das obras. Os livros didáticos analisados aqui são emissários de mensagens explícitas e implícitas que têm por objetivo a consolidação de uma moral cívica assentada em sistemas de crenças e costumes já existentes: o cidadão ? ou o ?homem de Estado? - diria Durkheim (2002) deveria fazer de sua conduta enraizada solo fecundo para crescer em direção à democracia liberal da ?pátria? brasileira que dependia da compreensão e da participação de seus ?filhos? nos processos políticos e sociais decisórios e/ou constitutivos como as eleições e a arrecadação de impostos, respectivamente. O horizonte perseguido continha, portanto, mudanças: especialmente no que tange à sobreposição dos interesses do Estado sobre os interesses pessoais, que era condição essencial para guiar a conduta dos indivíduos, e permanências: a atuação das mulheres reservada ao espaço doméstico e o discurso religioso, embora essas não compusessem os discursos de modo absoluto.Abstract: Inserted in the field of Sociology, History and with a background in Linguistics, in the line of Sociology and History of Education, this research explored the discourses about morality and civism printed in the textbooks of the Educar Collection, Moral and Civism series, distributed in the Adolescent and Adult Education Campaign (CEAA). Whose term was from 1947 to 1963 in Brazil. The main objective was the discursive identification of the ways of life and behavior sedimented in these texts, and the initial hypothesis pointed to the necessity of the constitution of modern subjects that already crossed the educational debates since the beginning of the twentieth century. By analyzing the discourses on morality and civism advocated by the CEAA, we also approached the modernizing social order in which Brazil and the other Latin American countries were inserted, all supported by various International Organizations. The research, with qualitative approach, includes the bibliographic and documentary study. The methodology used was Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis (ACD), in order to examine books in a three fold perspective, embracing discourse in its textual, discursive and social practice. In addition to Norman Fairclough's (2001; 2003; 2012) theoretical framework, werely on Emile Durkheim's theoretical contributions through the concepts of moral and civic morality. And also to understand the position of Renato Seneca Fleury (1895 - 1980), São Paulo intellectual, writer of the textbooks analyzed - in the Brazilian educational field, mainly from his career and some of hisworks and relationships woven with other intellectuals such as Lourenço Filho (coordinator of CEAA in his early years), resorted to some of Pierre Bourdieu's concepts. As a source of research, some books were used: Voto e Democracia; Direitos e Deveres do Cidadão Brasileiro; Como é bom trabalhar e O Espôso, a espôsa, os filhos, all of them with publication date of the year 1962. The speeches were analyzed from Norman Fairclough's ACD, in order to comprehend of the discursive order, the interactional, interdiscursive and linguistic analyzes present in each of the works. The textbooks analyzed here are emissaries of explicit and implicit messages that aim to consolidate a civic morality based on existing belief systems and customs: the citizen - or the \"statesman\" - wouldsay Durkheim (2002) should do of its rooted conduct fertile soil to grow towards the liberal democracy of the Brazilian \"homeland\" that depended on the understanding and participation of its \"children\" in the decision-making and / or constitutive political and social processes such as elections and tax collection, respectively. The persecuted horizon contained, therefore, changes: especially regarding the overlapping of state interests over personal interests, which was na essential condition to guide the conduct of individuals, and permanences: the performance of women reserved for the domestic space and religious discourse, although these did not make up the discourses at all.Daros, Maria das DoresUniversidade Federal de Santa CatarinaCuba, Rosana da Silva2020-10-21T21:14:16Z2020-10-21T21:14:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis249 p.| il.application/pdf368393https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215217porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215217Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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