Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667 |
Resumo: | Orientador : Maria do Carmo Martins |
id |
UNICAMP-30_7a1af47debd7cd679027ece065540172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::409572 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professoresMoral and civism in the school curriculum from west of Santa Catarina: teacher¿s memoriesEducação moral e cívicaCurriculos - HistóriaDisciplina escolar - HistóriaProfessores - MemóriasPrática de ensinoMoral and civic educationCurriculum - HistorySchool discipline - HistoryTeachers' memoriesPractice teachingOrientador : Maria do Carmo MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Esta pesquisa tem como objeto a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) nos currículos escolares e nas práticas dos professores de escolas do Oeste catarinense durante o período de 1969 a 1993. A partir de fontes históricas variadas como leis, decretos e pareceres; livros didáticos e depoimentos de professores, procuro construir um conhecimento histórico que inclui as práticas de EMC nas escolas de uma região com características específicas. A Educação Moral e Cívica esteve presente nos currículos escolares a partir da proclamação da República, em certos períodos, como disciplina escolar e, em outros, como prática educativa. Após a instalação da Ditadura Militar, foi incluída como disciplina escolar obrigatória e prática educativa, permanecendo nos currículos escolares até 1993. Esta pesquisa analisa as prescrições curriculares para a disciplina, a formação de professores e os conteúdos programados. Alguns conteúdos da disciplina foram analisados com base nos livros didáticos, entrevistas e prescrições. Nas entrevistas, os professores narram diferentes práticas, atividades, avaliações e usos para os livros didáticos, demonstrando relativa autonomia em suas aulasAbstract : The object of this research is the school subject Moral and Civic Education (EMC) in the school curriculum and practices of the teachers from the West of Santa Catarina schools during the 1969 to 1993 period. Starting from different historical fonts as legislation, didactical books, photographs and teacher¿s testimonials, I intent to build an historical knowledge that includes the practices of EMC in the schools from a place with specific characteristics. The moral and civic education was included in the school curriculum after the proclamation of republic, some periods as a school subject and others as an educative practice. After the introduction of the Military Dictatorship, it was implanted as obligatory school subject and educative practice, remaining in the school curriculum until 1993. This research analyses the curricular order to the subject, the teachers formation and the programmated contents. Some contents were analyzed using the didactical books, interviews and curricular orders. In the interviews, the teachers talk about different practices, activities, avaliations and the uses for the didactic books, showing a relative autonomy in their classesMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Martins, Maria do Carmo, 1964-Munakata, KazumiZamboni, ErnestaAntonio, ElisonDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOnghero, Andre Luiz20072007-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667ONGHERO, Andre Luiz. Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense: memorias de professores. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/409572porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:59:21Zoai::409572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:59:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores Moral and civism in the school curriculum from west of Santa Catarina: teacher¿s memories |
title |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores |
spellingShingle |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores Onghero, Andre Luiz Educação moral e cívica Curriculos - História Disciplina escolar - História Professores - Memórias Prática de ensino Moral and civic education Curriculum - History School discipline - History Teachers' memories Practice teaching |
title_short |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores |
title_full |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores |
title_fullStr |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores |
title_full_unstemmed |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores |
title_sort |
Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense : memorias de professores |
author |
Onghero, Andre Luiz |
author_facet |
Onghero, Andre Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria do Carmo, 1964- Munakata, Kazumi Zamboni, Ernesta Antonio, Elison De Rossi, Vera Lúcia Sabongi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Onghero, Andre Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação moral e cívica Curriculos - História Disciplina escolar - História Professores - Memórias Prática de ensino Moral and civic education Curriculum - History School discipline - History Teachers' memories Practice teaching |
topic |
Educação moral e cívica Curriculos - História Disciplina escolar - História Professores - Memórias Prática de ensino Moral and civic education Curriculum - History School discipline - History Teachers' memories Practice teaching |
description |
Orientador : Maria do Carmo Martins |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667 ONGHERO, Andre Luiz. Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense: memorias de professores. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ONGHERO, Andre Luiz. Moral e civismo nos curriculos das escolas do oeste catarinense: memorias de professores. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/409572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188972853723136 |