O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84223 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_6bd8a91ae11c579863cf46bb117d4320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84223 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensinoEducaçãoCiencia -HistoriaProfessores -FormaçãoSangue -CirculacaoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Neste trabalho analisa-se o conhecimento sobre o movimento do sangue no corpo humano considerando os contextos de sua produção e de sua disseminação. Um resgate histórico sobre o desenvolvimento do conceito de circulação sangüínea no corpo humano foi realizado a partir de uma perspectiva epistemológica referenciada em categorias da teoria do conhecimento de Ludwik Fleck. Analisa-se a dinâmica da circulação inter e intracoletiva de idéias, bem como a instauração, extensão e transformação dos estilos de pensamentos sobre a circulação do sangue que se sucederam historicamente. Relativamente à disseminação desse conhecimento no âmbito da educação escolar, foi investigado o ensino da circulação do sangue através das práticas docentes e do conteúdo exposto nos livros didáticos. Foram analisados livros da educação fundamental e média e, examinados, de forma pontual, manuais utilizados na formação dos docentes de ciências e de biologia. Com o uso articulado dos resultados desta análise e de entrevistas realizadas com professores da educação fundamental e média foi possível caracterizar e tecer considerações a respeito do ensino da circulação sangüínea no corpo humano. Argumenta-se que os problemas que este tema apresenta no seu ensino precisam ser enfrentados com práticas docentes diferentes daquelas que historicamente vêm sendo desenvolvidas. Defende-se a necessidade da inserção da história e da filosofia da ciência em cursos de formação de professores. É sugerida uma abordagem para o ensino da circulação sangüínea segundo uma concepção do processo de produção do conhecimento científico distinta da visão reducionista que tem caracterizado a disseminação e o ensino das ciências naturais.Florianópolis, SCErn, EdelCarneiro, Maria Helena da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaDelizoicov, Nadir Castilho2012-10-20T07:24:33Z2012-10-20T07:24:33Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis253 f.| il.application/pdf189152http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84223porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:50:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:50:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
title |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
spellingShingle |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino Delizoicov, Nadir Castilho Educação Ciencia - Historia Professores - Formação Sangue - Circulacao |
title_short |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
title_full |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
title_fullStr |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
title_full_unstemmed |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
title_sort |
O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino |
author |
Delizoicov, Nadir Castilho |
author_facet |
Delizoicov, Nadir Castilho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ern, Edel Carneiro, Maria Helena da Silva Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delizoicov, Nadir Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciencia - Historia Professores - Formação Sangue - Circulacao |
topic |
Educação Ciencia - Historia Professores - Formação Sangue - Circulacao |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T07:24:33Z 2012-10-20T07:24:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
189152 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84223 |
identifier_str_mv |
189152 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
253 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652049140678656 |