O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295 https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009 |
Resumo: | A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores. |
id |
UNB_e500d5d71552eb84ba19621730cc6e7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26295 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensinoThe motion of blood in human body : from the knowledge production context to its teachingCiência - históriaCiência - filosofiaAnalogiaSangue - circulaçãoProfessores - formaçãoA partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.Based on a historical and epistemological study of the explanations of Galeno and Harvey about the movement of blood in the human body, this paper discusses the role of the History of Science in teacher education. The article focuses on the confrontation of problems stemming from historically decontextualized teaching of analogies found within the content of Biology. It also discusses those problems related to conceptions about the nature of scientific knowledge found in science teachers. Based on the concepts of Polish epistemologist and physician Ludwick Fleck, the analytical categories - "style of thinking", "collective thinking" and "inter and intra-collective circulation of ideas and practices" are used for an analysis of two successive interpretations that have been used to explain the movement of blood in the human body. The use of bibliographies is recommended as well as the production of texts suitable for the insertion of the History and Philosophy of Sciences in school curricula, particularly those concerning teacher education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-07T04:41:37Z2017-12-07T04:41:37Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009Ciência & Educação (Bauru) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessDelizoicov, Nadir CastilhoCarneiro, Maria Helena da SilvaDelizoicov, Demétrioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:09:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/26295Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:09:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino The motion of blood in human body : from the knowledge production context to its teaching |
title |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino |
spellingShingle |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino Delizoicov, Nadir Castilho Ciência - história Ciência - filosofia Analogia Sangue - circulação Professores - formação |
title_short |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino |
title_full |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino |
title_fullStr |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino |
title_full_unstemmed |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino |
title_sort |
O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino |
author |
Delizoicov, Nadir Castilho |
author_facet |
Delizoicov, Nadir Castilho Carneiro, Maria Helena da Silva Delizoicov, Demétrio |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Maria Helena da Silva Delizoicov, Demétrio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delizoicov, Nadir Castilho Carneiro, Maria Helena da Silva Delizoicov, Demétrio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - história Ciência - filosofia Analogia Sangue - circulação Professores - formação |
topic |
Ciência - história Ciência - filosofia Analogia Sangue - circulação Professores - formação |
description |
A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2017-12-07T04:41:37Z 2017-12-07T04:41:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295 https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009 |
identifier_str_mv |
DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295 https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508358494846976 |