O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delizoicov, Nadir Castilho
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carneiro, Maria Helena da Silva, Delizoicov, Demétrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009
Resumo: A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.
id UNB_e500d5d71552eb84ba19621730cc6e7d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26295
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensinoThe motion of blood in human body : from the knowledge production context to its teachingCiência - históriaCiência - filosofiaAnalogiaSangue - circulaçãoProfessores - formaçãoA partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.Based on a historical and epistemological study of the explanations of Galeno and Harvey about the movement of blood in the human body, this paper discusses the role of the History of Science in teacher education. The article focuses on the confrontation of problems stemming from historically decontextualized teaching of analogies found within the content of Biology. It also discusses those problems related to conceptions about the nature of scientific knowledge found in science teachers. Based on the concepts of Polish epistemologist and physician Ludwick Fleck, the analytical categories - "style of thinking", "collective thinking" and "inter and intra-collective circulation of ideas and practices" are used for an analysis of two successive interpretations that have been used to explain the movement of blood in the human body. The use of bibliographies is recommended as well as the production of texts suitable for the insertion of the History and Philosophy of Sciences in school curricula, particularly those concerning teacher education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-07T04:41:37Z2017-12-07T04:41:37Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009Ciência & Educação (Bauru) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessDelizoicov, Nadir CastilhoCarneiro, Maria Helena da SilvaDelizoicov, Demétrioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:09:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/26295Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:09:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
The motion of blood in human body : from the knowledge production context to its teaching
title O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
spellingShingle O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
Delizoicov, Nadir Castilho
Ciência - história
Ciência - filosofia
Analogia
Sangue - circulação
Professores - formação
title_short O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
title_full O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
title_fullStr O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
title_full_unstemmed O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
title_sort O movimento do sangue no corpo humano : do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino
author Delizoicov, Nadir Castilho
author_facet Delizoicov, Nadir Castilho
Carneiro, Maria Helena da Silva
Delizoicov, Demétrio
author_role author
author2 Carneiro, Maria Helena da Silva
Delizoicov, Demétrio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delizoicov, Nadir Castilho
Carneiro, Maria Helena da Silva
Delizoicov, Demétrio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - história
Ciência - filosofia
Analogia
Sangue - circulação
Professores - formação
topic Ciência - história
Ciência - filosofia
Analogia
Sangue - circulação
Professores - formação
description A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2017-12-07T04:41:37Z
2017-12-07T04:41:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009
identifier_str_mv DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/jJmsz89TPKv6sVc56XX4Std/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26295
https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508358494846976