Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hinkel, Joice
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_6befe51f4ec75076bac200a0381e4361
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221242
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação BásicaEducação SexualEnsino de QuímicaIntervenção didáticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.O trabalho em tela tem como objetivo central apresentar as concepções de discentes e docentes acerca da inserção da Educação Sexual no Ensino de Química para construir uma proposta de intervenção didática. Para isso, realizou-se um levantamento dos documentos oficiais que abordam a temática na literatura, a fim de compreender melhor os limites e potencialidades do tema em discussão no contexto educacional. Dessa forma, efetuou-se uma entrevista em grupo com características de um grupo focal, com 6 docentes de Química que atuam na Educação Básica e questionário com 15 estudantes de outra instituição para obter dados que auxiliem na elaboração de uma proposta intervenção didática. Os dados de análise da entrevista em grupo e os questionários com as/os estudantes foram analisados por meio de procedimento analítico denominado Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergem três categorias: Educação Sexual (in)visível nas vozes de docentes e discentes; a Educação Sexual na área das Ciências Biológicas e perspectivas para o ensino de Química; e obstáculos à formação inicial e continuada das/os professoras/es de Química. A partir das discussões das categorias, utilizou-se referenciais teóricos que possibilitaram refletir sobre a Educação Sexual presente no ambiente escolar. Dentre as situações citadas, aparecem questões de gênero e violências, suscitando discussões sociais para o Ensino de Química. A construção da intervenção foi composta por 4 atividades e contendo três partes fundamentais: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Dentre os tópicos em destaque, contém a construção histórica do medicamento Viagra e Addyi e suas caracterizações por via de grupos funcionais. No entanto, considera-se como limite desta pesquisa a impossibilidade de aplicação da proposta de intervenção didática em função do tempo indisponível para execução deste trabalho e o contexto de pandemia. A presente pesquisa fomenta uma variedade de discussões que poderão contribuir e ampliar a inserção da Educação Sexual no Ensino de Química.Florianópolis, SCFernandes, Carolina dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaHinkel, Joice2021-03-19T12:05:22Z2021-03-19T12:05:22Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-19T12:05:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-19T12:05:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
title Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
spellingShingle Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
Hinkel, Joice
Educação Sexual
Ensino de Química
Intervenção didática
title_short Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
title_full Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
title_fullStr Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
title_full_unstemmed Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
title_sort Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
author Hinkel, Joice
author_facet Hinkel, Joice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Carolina dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hinkel, Joice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Ensino de Química
Intervenção didática
topic Educação Sexual
Ensino de Química
Intervenção didática
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-03-19T12:05:22Z
2021-03-19T12:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652373466284032