Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
id |
UFSC_6befe51f4ec75076bac200a0381e4361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221242 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação BásicaEducação SexualEnsino de QuímicaIntervenção didáticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.O trabalho em tela tem como objetivo central apresentar as concepções de discentes e docentes acerca da inserção da Educação Sexual no Ensino de Química para construir uma proposta de intervenção didática. Para isso, realizou-se um levantamento dos documentos oficiais que abordam a temática na literatura, a fim de compreender melhor os limites e potencialidades do tema em discussão no contexto educacional. Dessa forma, efetuou-se uma entrevista em grupo com características de um grupo focal, com 6 docentes de Química que atuam na Educação Básica e questionário com 15 estudantes de outra instituição para obter dados que auxiliem na elaboração de uma proposta intervenção didática. Os dados de análise da entrevista em grupo e os questionários com as/os estudantes foram analisados por meio de procedimento analítico denominado Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergem três categorias: Educação Sexual (in)visível nas vozes de docentes e discentes; a Educação Sexual na área das Ciências Biológicas e perspectivas para o ensino de Química; e obstáculos à formação inicial e continuada das/os professoras/es de Química. A partir das discussões das categorias, utilizou-se referenciais teóricos que possibilitaram refletir sobre a Educação Sexual presente no ambiente escolar. Dentre as situações citadas, aparecem questões de gênero e violências, suscitando discussões sociais para o Ensino de Química. A construção da intervenção foi composta por 4 atividades e contendo três partes fundamentais: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Dentre os tópicos em destaque, contém a construção histórica do medicamento Viagra e Addyi e suas caracterizações por via de grupos funcionais. No entanto, considera-se como limite desta pesquisa a impossibilidade de aplicação da proposta de intervenção didática em função do tempo indisponível para execução deste trabalho e o contexto de pandemia. A presente pesquisa fomenta uma variedade de discussões que poderão contribuir e ampliar a inserção da Educação Sexual no Ensino de Química.Florianópolis, SCFernandes, Carolina dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaHinkel, Joice2021-03-19T12:05:22Z2021-03-19T12:05:22Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-19T12:05:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-19T12:05:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
title |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
spellingShingle |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica Hinkel, Joice Educação Sexual Ensino de Química Intervenção didática |
title_short |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
title_full |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
title_fullStr |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
title_sort |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
author |
Hinkel, Joice |
author_facet |
Hinkel, Joice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Carolina dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hinkel, Joice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual Ensino de Química Intervenção didática |
topic |
Educação Sexual Ensino de Química Intervenção didática |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 2021-03-19T12:05:22Z 2021-03-19T12:05:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652373466284032 |