Estratégias de comunicação que potencializam a internacionalização em universidades públicas de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro Cunha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238123
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.
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spelling Estratégias de comunicação que potencializam a internacionalização em universidades públicas de Santa CatarinaUniversidades e faculdadesEnsino superiorComunicação nas organizaçõesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.Este trabalho alinhou-se com a linha de pesquisa Análises, Modelos e Técnicas em Gestão Universitária do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Igualmente, engajou-se com as discussões do grupo de pesquisa Gestão da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (GIIES), vinculado ao Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), também da UFSC. Desse modo, o estudo procurou apresentar as estratégias de comunicação que intensificam a internacionalização em universidades públicas, sobretudo no estado de Santa Catarina. Estabeleceu-se o objetivo geral de analisar as estratégias de comunicação que potencializam a internacionalização em universidades públicas de Santa Catarina. Para tanto, buscou-se identificar as ações de comunicação direcionadas à internacionalização em universidades públicas de Santa Catarina; caracterizar as lacunas de comunicação da internacionalização em universidades públicas de Santa Catarina; e por fim, propor um framework com estratégias de comunicação que aprimorem a internacionalização em universidades públicas de Santa Catarina. A fundamentação teórica deste estudo baseou-se em questões ligadas à internacionalização da educação superior, à comunicação organizacional e à gestão universitária. A pesquisa realizada se classifica pelo método dedutivo, com objetivo descritivo, por meio de um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Foi utilizada a análise interpretativa de documentos e entrevistas realizadas durante o período de novembro de 2021 a março de 2022. Os resultados atingidos evidenciaram que a comunicação da internacionalização das universidades estudadas acontece de forma conjunta entre o escritório internacional e o setor de comunicação das instituições. Contudo ela ainda carece de um maior comprometimento dos demais setores das universidades, bem como dos demais envolvidos: estudantes, professores, funcionários e gestores. Com base nessa constatação, e orientando-se pela perspectiva da comunicação organizacional integrada, elaboram-se quatro propostas de estratégias de comunicação. Por fim, salienta-se a necessidade de testar essas estratégias em uma situação concreta contrapondo-se com outras realidades universitárias.Abstract: This work was lined up with the research line Analysis, Models, and Techniques in University Management of the Graduate Program in University Administration (PPGAU) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Likewise, it engaged in the discussions of the research group Management of the Internationalization of Higher Education Institutions (GIIES), linked to the Institute of Research and Studies in University Administration (INPEAU), also from UFSC. Thereby, the study presented the communication strategies that intensify internationalization in public universities, especially in the state of Santa Catarina, Brazil. The general objective was to analyze the communication strategies that enhance internationalization in public universities in Santa Catarina. Therefore, it pursued to identify communication actions aimed at internationalization in public universities in Santa Catarina; to characterize the communication gaps of internationalization in public universities in Santa Catarina; and propose a framework with communication strategies that improve internationalization in public universities in Santa Catarina. The theoretical foundation of this study related to the internationalization of higher education, organizational communication and university management. The research is classified by the deductive method, with a descriptive objective, through a case study in a qualitative approach. The interpretative analysis of documents and interviews carried out from November 2021 to March 2022. The results showed that the internationalization communication of the studied universities occur jointly between the international office and the communication sector of the institutions. However, it still lacks commitment from other universities sectors, as well as from students, professors, employees, and managers. Based on this outcome, and guided by the perspective of integrated organizational communication, the study elaborated four proposals for communication strategies. Finally, the need to test these strategies in a concrete situation is highlighted, in contrast to other university realities.Stallivieri, LucianeUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Leandro Cunha2022-08-10T23:17:16Z2022-08-10T23:17:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 p.| il.application/pdf377833https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238123porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T23:17:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-10T23:17:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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