Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maluf, Sâmia Nagib
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_6c2075b32b2c0d528e65e882152e6628
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78469
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /Engenharia de produçãoMarketingDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O tema central desta pesquisa foi a análise da relação entre a virtualização organizacional e as estratégias mercadológicas. A técnica de pesquisa adotada foi a triangulação, que é a combinação de dados quantitativos com dados qualitativos. Em razão da natureza do objeto de estudo ser a virtualidade - que traz intrinsecamente o caráter da temporalidade - optou-se por uma pesquisa cross-sectional, em que os resultados apresentados dizem respeito a um determinado momento, no qual a pesquisa foi realizada. O presente estudo mostra que a virtualização organizacional, representada neste estudo pelo comércio eletrônico, pode ser considerada como uma estratégia de marketing, na medida em que pode possibilitar a eliminação de barreiras de entrada, ampliar a atuação da empresa no mercado, modificar as relações entre consumidor e empresa, reduzir os custos de comunicação, diferenciar os produtos e criar novos tipos de negócios. Porém, não se pode pretender tratá-lo de uma forma homogênea e indistinta, há que se respeitar as suas peculiaridades, as sabidas e as que estão por descobrir. Os resultados da pesquisa deste estudo demonstraram a existência de alterações nas estratégias mercadológicas das empresas estudadas e, como elas se alteraram, assim como foi identificado o estágio atual de virtualização organizacional em que se encontra as empresas.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaluf, Sâmia Nagib2012-10-17T14:48:55Z2012-10-17T14:48:55Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177482http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T17:50:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78469Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T17:50:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
title Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
spellingShingle Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
Maluf, Sâmia Nagib
Engenharia de produção
Marketing
title_short Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
title_full Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
title_fullStr Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
title_full_unstemmed Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
title_sort Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
author Maluf, Sâmia Nagib
author_facet Maluf, Sâmia Nagib
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maluf, Sâmia Nagib
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Marketing
topic Engenharia de produção
Marketing
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T14:48:55Z
2012-10-17T14:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 177482
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469
identifier_str_mv 177482
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652302318305280