Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_6c2075b32b2c0d528e65e882152e6628 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78469 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte /Engenharia de produçãoMarketingDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O tema central desta pesquisa foi a análise da relação entre a virtualização organizacional e as estratégias mercadológicas. A técnica de pesquisa adotada foi a triangulação, que é a combinação de dados quantitativos com dados qualitativos. Em razão da natureza do objeto de estudo ser a virtualidade - que traz intrinsecamente o caráter da temporalidade - optou-se por uma pesquisa cross-sectional, em que os resultados apresentados dizem respeito a um determinado momento, no qual a pesquisa foi realizada. O presente estudo mostra que a virtualização organizacional, representada neste estudo pelo comércio eletrônico, pode ser considerada como uma estratégia de marketing, na medida em que pode possibilitar a eliminação de barreiras de entrada, ampliar a atuação da empresa no mercado, modificar as relações entre consumidor e empresa, reduzir os custos de comunicação, diferenciar os produtos e criar novos tipos de negócios. Porém, não se pode pretender tratá-lo de uma forma homogênea e indistinta, há que se respeitar as suas peculiaridades, as sabidas e as que estão por descobrir. Os resultados da pesquisa deste estudo demonstraram a existência de alterações nas estratégias mercadológicas das empresas estudadas e, como elas se alteraram, assim como foi identificado o estágio atual de virtualização organizacional em que se encontra as empresas.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaluf, Sâmia Nagib2012-10-17T14:48:55Z2012-10-17T14:48:55Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177482http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T17:50:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78469Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T17:50:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
title |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
spellingShingle |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / Maluf, Sâmia Nagib Engenharia de produção Marketing |
title_short |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
title_full |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
title_fullStr |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
title_full_unstemmed |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
title_sort |
Virtualização organizacional e estratégias mercadológicas: um estudo multi-casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte / |
author |
Maluf, Sâmia Nagib |
author_facet |
Maluf, Sâmia Nagib |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barcia, Ricardo Miranda Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maluf, Sâmia Nagib |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Marketing |
topic |
Engenharia de produção Marketing |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T14:48:55Z 2012-10-17T14:48:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
177482 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469 |
identifier_str_mv |
177482 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652302318305280 |