Experiência estética e formação em Hegel e Goethe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Artur Bispo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Lean Systems
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/836
Resumo: O presente texto tem como ponto de partida a afirmação da relevância da consciência de si no processo de elucidação da natureza do fenômeno estético. Nesse aspecto, maximizamos a experiência estética como a experiência nodal no contexto abrangente das diferentes experiências apresentadas e desenvolvidas na Fenomenologia do espírito de Hegel. Para perfazer esse itinerário recorremos aos empréstimos da reflexão desenvolvida na grande Estética de G. Lukács, que destaca a primazia da autoconsciência na formulação de uma estética objetiva. O desvelar da estrutura do movimento duplicado da consciência de si serve como ponto de inflexão para a compreensão do desenvolvimento pedagógico representado nas personagens constituintes do romance de formação (Bildungsroman) de Goethe, Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister.
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