Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Carollina Veiga de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_6cace698063703f94470bae6404bc240
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228200
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolarMétodo MontessorianoEducação InfantilTeoriaPráticaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa “Método Montessoriano na Educação Infantil - A Perspectiva de uma Professora Iniciante Sobre o Cotidiano Escolar” cujo objetivo geral é estabelecer um diálogo entre a prática de uma professora de educação infantil em Florianópolis dos dias atuais e a teoria que informa esta prática. Para tal, buscou-se traçar uma relação entre registros significativos do Diário de Campo da pesquisadora, auxiliar da professora em uma turma de educação infantil em uma prática pedagógica Montessoriana, com a teoria apresentada por Montessori em suas obras, no sentido de perceber as crianças frente às propostas e refletir a respeito da tradição e da inovação desta Pedagogia para o cotidiano atual. A metodologia pautou-se na pesquisa na Base de Dados da Capes de trabalhos da temática montessoriana nos últimos 5 anos; na revisão teórica da Pedagogia Montessoriana, e na análise documental de um Diário de Campo das experiências da autora. Ao final foi possível constatar que a pedagogia é movimento e é necessário sempre dialogar, problematizar e reorganizar as teorias e práticas para o contexto (local e temporal) existente.Florianópolis, SCLaterman, IlanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Carollina Veiga de2021-09-27T18:38:19Z2021-09-27T18:38:19Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-27T18:38:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228200Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-27T18:38:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
title Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
spellingShingle Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
Macedo, Carollina Veiga de
Método Montessoriano
Educação Infantil
Teoria
Prática
title_short Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
title_full Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
title_fullStr Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
title_full_unstemmed Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
title_sort Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
author Macedo, Carollina Veiga de
author_facet Macedo, Carollina Veiga de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laterman, Ilana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Carollina Veiga de
dc.subject.por.fl_str_mv Método Montessoriano
Educação Infantil
Teoria
Prática
topic Método Montessoriano
Educação Infantil
Teoria
Prática
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T18:38:19Z
2021-09-27T18:38:19Z
2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 p
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652040496218112