Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_6cace698063703f94470bae6404bc240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228200 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolarMétodo MontessorianoEducação InfantilTeoriaPráticaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa “Método Montessoriano na Educação Infantil - A Perspectiva de uma Professora Iniciante Sobre o Cotidiano Escolar” cujo objetivo geral é estabelecer um diálogo entre a prática de uma professora de educação infantil em Florianópolis dos dias atuais e a teoria que informa esta prática. Para tal, buscou-se traçar uma relação entre registros significativos do Diário de Campo da pesquisadora, auxiliar da professora em uma turma de educação infantil em uma prática pedagógica Montessoriana, com a teoria apresentada por Montessori em suas obras, no sentido de perceber as crianças frente às propostas e refletir a respeito da tradição e da inovação desta Pedagogia para o cotidiano atual. A metodologia pautou-se na pesquisa na Base de Dados da Capes de trabalhos da temática montessoriana nos últimos 5 anos; na revisão teórica da Pedagogia Montessoriana, e na análise documental de um Diário de Campo das experiências da autora. Ao final foi possível constatar que a pedagogia é movimento e é necessário sempre dialogar, problematizar e reorganizar as teorias e práticas para o contexto (local e temporal) existente.Florianópolis, SCLaterman, IlanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Carollina Veiga de2021-09-27T18:38:19Z2021-09-27T18:38:19Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-27T18:38:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228200Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-27T18:38:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
title |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
spellingShingle |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar Macedo, Carollina Veiga de Método Montessoriano Educação Infantil Teoria Prática |
title_short |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
title_full |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
title_fullStr |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
title_sort |
Método montessoriano na educação infantil: a perspectiva de uma professora iniciante sobre o cotidiano escolar |
author |
Macedo, Carollina Veiga de |
author_facet |
Macedo, Carollina Veiga de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laterman, Ilana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Carollina Veiga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Montessoriano Educação Infantil Teoria Prática |
topic |
Método Montessoriano Educação Infantil Teoria Prática |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27T18:38:19Z 2021-09-27T18:38:19Z 2021-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 p application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652040496218112 |