Comparação entre métodos de dimensionamanto de pavimentos fleíveis
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182343 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Comparação entre métodos de dimensionamanto de pavimentos fleíveisReforço asfálticoMétodos de dimensionamentoPavimentos flexíveisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Neste trabalho foram aplicados os métodos de recuperação de pavimentos flexíveis recomendados pelo Catálogo de Soluções CREMA 2ª etapa (DNER-PRO 11/79 e DNER-PRO 269/94) em um trecho de rodovia localizado no Centro-Oeste brasileiro, a partir de dados deflectométricos, obtidos com a utilização do Falling-Weight Deflectometer (FWD), classificando o pavimento estrutural e funcionalmente e determinando as espessuras de reforço asfálticas sugeridas por cada método. Os resultados foram comparados com um estudo realizado sobre o mesmo trecho sob o método do MEPDG (Mechanistic-empirical Pavement Design Guide), que propõe uma solução em etapas. De maneira complementar, foi realizada uma análise dos investimentos demandados por cada método com base no SICRO (Sistema de Custos Referenciais de Obras). Constatou-se que o MEPDG oferece vantagens econômicas em relação aos outros métodos ao final do período de vida útil de 10 anos, por demandar menores volumes de material asfáltico.At this study, the flexible pavement recovery methods recommended by CREMA 2nd Stage (DNER-PRO 11/79 and DNER-PRO 269/94) were applied to a section of highway located in the Central-West region of Brazil, based on deflectometric data obtained using the Falling-Weight Deflectometer (FWD), by classifying the pavement structurally and functionally and determining the asphalt reinforcement thicknesses suggested by each method. The results were compared with a study about the same section using the MEPDG (Mechanistic-empirical Pavement Design Guide) method, which proposes a stepwise solution. Additionally, an analysis of the investments demanded by each method was made based on SICRO (System of Reference Costs of Works). It was found that the MEPDG offers economic advantages over the other methods at the end of the 10-year lifetime by requiring lower volumes of asphaltic material.Florianópolis, SCRohde, LucianaUniversidade Federal de Santa CatarinaNeto, Roberto Villela2017-12-19T11:04:30Z2017-12-19T11:04:30Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182343porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-19T11:04:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182343Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-19T11:04:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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