Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas Filho, José Pedro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_6d35ef891f605eb87ef201833fe24b15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96400
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciênciasTecnologia educacionalEducaçãoLinguagemLeituraAnalise do discursoCiênciaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEssa dissertação trata de aspectos do funcionamento da leitura em sala de aula de ciências, a partir de três textos do campo da ciência e da tecnologia, veiculados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) objetivando compreender que sentidos sobre Ciências e Tecnologias são produzidos pelos estudantes. Analiso as condições de produção da leitura e dos discursos envolvendo esses textos, em situações de sala de aula, na escola fundamental, na disciplina de ciências. Para tanto, realizo uma pesquisa de cunho qualitativo, adotando como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, com destaque para as questões que envolvem a linguagem do/no ensino de ciências, em particular, o que se refere à produção de sentidos sobre ciências e tecnologias em situação de sala de aula de ciências. Nessa perspectiva discursiva a linguagem é compreendida como não transparente, pois os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. Dessa forma, a leitura dos textos do PISA vai além da mera decodificação de palavras e imagens. Assim, foi possível perceber na leitura dos estudantes uma relação entre paráfrase e polissemia envolvendo os sentidos sobre ciências e tecnologias. Com essa pesquisa pretendo produzir uma perspectiva crítica diante dos temas dos textos e da própria avaliação do PISA; contribuir para um ensino de ciências menos neutro e passivo diante das questões científicas e tecnológicas; incluir entre as discussões para o ensino de ciências, as questões de linguagem; colocar em pauta as interpretações possíveis para os textos do PISA e a partir daí discutir as implicações dessa perspectiva de linguagem em processos avaliativos como esseFlorianópolisCassiani, SuzaniFlôr, Cristhiane CunhaUniversidade Federal de Santa CatarinaSimas Filho, José Pedro2012-10-26T11:39:05Z2012-10-26T11:39:05Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., grafs., tabs.application/pdf310453http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:45:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96400Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:45:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
title Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
spellingShingle Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
Simas Filho, José Pedro
Tecnologia educacional
Educação
Linguagem
Leitura
Analise do discurso
Ciência
Estudo e ensino
title_short Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
title_full Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
title_fullStr Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
title_full_unstemmed Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
title_sort Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
author Simas Filho, José Pedro
author_facet Simas Filho, José Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassiani, Suzani
Flôr, Cristhiane Cunha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas Filho, José Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação
Linguagem
Leitura
Analise do discurso
Ciência
Estudo e ensino
topic Tecnologia educacional
Educação
Linguagem
Leitura
Analise do discurso
Ciência
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:39:05Z
2012-10-26T11:39:05Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 310453
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400
identifier_str_mv 310453
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652070491783168