Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_6d35ef891f605eb87ef201833fe24b15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96400 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciênciasTecnologia educacionalEducaçãoLinguagemLeituraAnalise do discursoCiênciaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEssa dissertação trata de aspectos do funcionamento da leitura em sala de aula de ciências, a partir de três textos do campo da ciência e da tecnologia, veiculados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) objetivando compreender que sentidos sobre Ciências e Tecnologias são produzidos pelos estudantes. Analiso as condições de produção da leitura e dos discursos envolvendo esses textos, em situações de sala de aula, na escola fundamental, na disciplina de ciências. Para tanto, realizo uma pesquisa de cunho qualitativo, adotando como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, com destaque para as questões que envolvem a linguagem do/no ensino de ciências, em particular, o que se refere à produção de sentidos sobre ciências e tecnologias em situação de sala de aula de ciências. Nessa perspectiva discursiva a linguagem é compreendida como não transparente, pois os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. Dessa forma, a leitura dos textos do PISA vai além da mera decodificação de palavras e imagens. Assim, foi possível perceber na leitura dos estudantes uma relação entre paráfrase e polissemia envolvendo os sentidos sobre ciências e tecnologias. Com essa pesquisa pretendo produzir uma perspectiva crítica diante dos temas dos textos e da própria avaliação do PISA; contribuir para um ensino de ciências menos neutro e passivo diante das questões científicas e tecnológicas; incluir entre as discussões para o ensino de ciências, as questões de linguagem; colocar em pauta as interpretações possíveis para os textos do PISA e a partir daí discutir as implicações dessa perspectiva de linguagem em processos avaliativos como esseFlorianópolisCassiani, SuzaniFlôr, Cristhiane CunhaUniversidade Federal de Santa CatarinaSimas Filho, José Pedro2012-10-26T11:39:05Z2012-10-26T11:39:05Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 p.| il., grafs., tabs.application/pdf310453http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:45:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96400Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:45:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
title |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
spellingShingle |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências Simas Filho, José Pedro Tecnologia educacional Educação Linguagem Leitura Analise do discurso Ciência Estudo e ensino |
title_short |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
title_full |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
title_fullStr |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
title_full_unstemmed |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
title_sort |
Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências |
author |
Simas Filho, José Pedro |
author_facet |
Simas Filho, José Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cassiani, Suzani Flôr, Cristhiane Cunha Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simas Filho, José Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Educação Linguagem Leitura Analise do discurso Ciência Estudo e ensino |
topic |
Tecnologia educacional Educação Linguagem Leitura Analise do discurso Ciência Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-26T11:39:05Z 2012-10-26T11:39:05Z 2012 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
310453 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400 |
identifier_str_mv |
310453 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
196 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652070491783168 |