A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230997 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_6e1d2fdb1fb620d5619be4e0664d7c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230997 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa CatarinaEducaçãoEnsino fundamentalEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa analisa os obstáculos enfrentados pelos estudantes na transição entre as etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio em um período pandêmico, onde foram necessários o distanciamento social e a mudança das aulas presenciais para a forma remota. A metodologia é qualitativa/quantitativa com levantamento de dados e estudo de caso de uma escola de Ensino Médio de Florianópolis/SC, que recebe contingente de estudantes oriundos da Rede Municipal, além da análise de dados da Secretaria de Estado da Educação, análise documental das Resoluções Municipal e Estadual acerca da avaliação, aplicação de um questionário on-line com 107 estudantes do 1º ano do Ensino Médio e uma entrevista com a equipe gestora. O referencial teórico tem como autores principais Pierre Bourdieu, a partir dos conceitos de violência simbólica e de capital cultural e François Dubet, com os princípios de justiça escolar, igualdade e mérito. Com a amostra obtida, foi possível observar um grande número de reprovações no 1º ano do Ensino Médio, sendo um dos obstáculos apontados pelos estudantes na transição da etapa do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Outros obstáculos ressaltados no contexto da pandemia foram: as dificuldades de aprendizagem no Ensino Médio, a falta de motivação dos pais/responsáveis, a sobrecarga de atividades, a realização das aulas de forma remota, a falta de recursos tecnológicos, o aumento da ansiedade, além da diferença na forma de avaliação entre as Redes Municipal e Estadual. A pesquisa demonstrou a importância de o Ensino Médio valorizar os diferentes contextos sociais dos jovens e de realizar um trabalho articulado com a equipe gestora e entre a esfera Municipal e Estadual, com projetos e formação continuada dos professores que auxiliem os estudantes nessa transição, além da articulação com a família para que sejam garantidos o acesso e permanência da Educação Básica e uma trajetória de sucesso.Abstract: This research analyzes the obstacles faced by students in the transition between the stages of elementary school and high school in a pandemic period, where social distancing and the change from face-to-face classes to the remote form were necessary. The methodology is qualitative/quantitative with data survey and case study of a high school in Florianópolis/SC, which receives a contingent of students from the Municipal Network, besides the analysis of data from the State Department of Education, document analysis of the Municipal and State Resolutions about the evaluation, application of an online questionnaire with 107 students from the 1st year of high school and an interview with the management team. The main authors of the theoretical framework are Pierre Bourdieu, from the concepts of symbolic violence and cultural capital, and François Dubet, with the principles of school justice, equality and merit. With the sample obtained, it was possible to observe a large number of failures in the first year of high school, being one of the obstacles pointed out by students in the transition from elementary school to high school. Other obstacles highlighted were: learning difficulties in High School, lack of motivation from parents/guardians, overload of activities, remote classes, lack of technological resources, increased anxiety, and the difference in the form of assessment between the Municipal and State Networks. The research showed the importance of the High School valuing the different social contexts of the youngsters and of performing an articulated work with the management team and between the Municipal and State spheres, with projects and continued training of teachers that help the students in this transition, besides the articulation with the family so that the access and permanence in Basic Education and a successful trajectory are guaranteed.Valle, Ione RibeiroConceição, Victor Julierme Santos daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Kamylla Raulino Vieira da2022-02-14T13:31:06Z2022-02-14T13:31:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis142 p.| il., gráfs.application/pdf374345https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230997porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:31:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230997Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:31:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
title |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
spellingShingle |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina Silva, Kamylla Raulino Vieira da Educação Ensino fundamental Ensino médio |
title_short |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
title_full |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
title_fullStr |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
title_sort |
A transição escolar de ingressantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Santa Catarina |
author |
Silva, Kamylla Raulino Vieira da |
author_facet |
Silva, Kamylla Raulino Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Ione Ribeiro Conceição, Victor Julierme Santos da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kamylla Raulino Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Ensino médio |
topic |
Educação Ensino fundamental Ensino médio |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-14T13:31:06Z 2022-02-14T13:31:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
374345 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230997 |
identifier_str_mv |
374345 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
142 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652089095618560 |