Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cláudia Duarte dos Anjos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86769
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_6eab0cf29e8019cd68f7f6cf8c78b046
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86769
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Cláudia Duarte dos AnjosRados, Gregorio Jean Varvakis2012-10-21T10:27:14Z2012-10-21T10:27:14Z20042004223765http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86769Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação tem como objetivo estudar como os clientes avaliam a qualidade dos serviços e propor um modelo, baseado na escala SERVQUAL, para a avaliação da qualidade percebida de um serviço específico, que contemple a sua melhoria continua. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a gestão de serviços, a qualidade em serviços, a avaliação da qualidade percebida pelos clientes dos serviços e sobre a escala SERVQUAL, que formou a base conceitual para a proposição do modelo SERVQUAL adaptado. O modelo proposto, baseado na adaptação da escala SERVQUAL original, possui cinco etapas: 1) Caracterização da organização; 2) Diagnóstico inicial; 3) Adaptação da escala SERVQUAL; 4) Propostas de melhoria e 5) Garantia da melhoria contínua. O modelo possui como diferenciais a capacidade de adaptação da escala SERVQUAL original, reduzindo suas deficiências e tornando-a mais flexível a aplicações em serviços específicos, bem como a introdução de elementos que facilitam a etapa de definição das ações de melhoria contínua. Para verificar a aplicabilidade do modelo SERVQUAL adaptado, foi realizado um estudo de caso na área educacional, em um colégio privado de ensino fundamental e médio. Analisando-se os resultados obtidos foi possível verificar o atendimento dos objetivos inicialmente propostos, confirmando que o modelo SERVQUAL adaptado é adequado para a avaliação da qualidade percebida pelos clientes de serviços específicos, permitindo a sua melhoria contínua. This dissertation aims to study how customers evaluate service quality and propose a model, based on the SERVQUAL scale, to evaluate the perceived quality of a specific service that assures its continuous improvement. Initially, a bibliographic review was made about service management, service quality, the evaluation of perceived quality by the service customers and the SERVQUAL scale. These subjects formed the conceptual basis of the adapted SERVQUAL model. The proposed model, based on the adaptation of the original SERVQUAL scale, has five steps: 1) Characterization of the organization; 2) Initial diagnostic; 3) Adaptation of the SERVQUAL scale; 4) Improvement proposals and 5) Continuous improvement assurance. The models differentials are the capacity of adaptation of the original SERVQUAL scale, reducing its deficiencies and making it more flexible to specific service applications, as well as the introduction of elements that helps the definition of continuous improvement actions. In order to verify the applicability of the adapted SERVQUAL model, a case study was carried out in a primary and secondary private school. Analyzing the obtained results, it was possible to verify that the initial proposed goals were reached, confirming that the adapted SERVQUAL model is suitable to evaluate the perceived quality of specific services by the customers, allowing its continuous improvement.178 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoGestao da qualidade totalServiço ao clienteAvaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL223765.pdfapplication/pdf1329160https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86769/1/223765.pdfbf35a05e506fee0ab28ae7e10f866ea5MD51THUMBNAIL223765.pdf.jpg223765.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86769/2/223765.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD52123456789/867692013-05-04 06:21:16.789oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86769Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T09:21:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
title Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
spellingShingle Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
Coelho, Cláudia Duarte dos Anjos
Engenharia de produção
Gestao da qualidade total
Serviço ao cliente
title_short Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
title_full Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
title_fullStr Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
title_sort Avaliação da qualidade percebida em serviços: aplicação em um colégio privado de ensino fundamental e médio
author Coelho, Cláudia Duarte dos Anjos
author_facet Coelho, Cláudia Duarte dos Anjos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Cláudia Duarte dos Anjos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rados, Gregorio Jean Varvakis
contributor_str_mv Rados, Gregorio Jean Varvakis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Gestao da qualidade total
Serviço ao cliente
topic Engenharia de produção
Gestao da qualidade total
Serviço ao cliente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-21T10:27:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-21T10:27:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86769
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 223765
identifier_str_mv 223765
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86769/1/223765.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86769/2/223765.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf35a05e506fee0ab28ae7e10f866ea5
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804943581216768