Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Sena Soares Pontello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling, Sâmara Borges Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45873
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar os atributos específicos de qualidade de servic ̧ os na percepc ̧ ão dos clientes de empresas de manutenc ̧ ão e equipamentos odontológicos, e men- surar os impactos da qualidade geral percebida e da satisfac ̧ ão na intenc ̧ ão de recomendar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, um survey online com 154 dentistas, precedida por uma fase exploratório-qualitativa. A análise dos dados revelou que as dimensões empa- tia e tangíveis foram as mais importantes da qualidade percebida. Além disso, qualidade e satisfac ̧ ão explicam 82,4% da intenc ̧ ão dos dentistas recomendarem a marca que lhes presta servic ̧ os de manutenc ̧ ão de equipamentos odontológicos.
id UFMG_82258dcc0fb379507625e9c5661489e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45873
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-10-03T14:55:37Z2022-10-03T14:55:37Z201781812213010.1016/j.sumneg.2017.08.00120275692http://hdl.handle.net/1843/45873O objetivo deste trabalho foi identificar os atributos específicos de qualidade de servic ̧ os na percepc ̧ ão dos clientes de empresas de manutenc ̧ ão e equipamentos odontológicos, e men- surar os impactos da qualidade geral percebida e da satisfac ̧ ão na intenc ̧ ão de recomendar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, um survey online com 154 dentistas, precedida por uma fase exploratório-qualitativa. A análise dos dados revelou que as dimensões empa- tia e tangíveis foram as mais importantes da qualidade percebida. Além disso, qualidade e satisfac ̧ ão explicam 82,4% da intenc ̧ ão dos dentistas recomendarem a marca que lhes presta servic ̧ os de manutenc ̧ ão de equipamentos odontológicos.The purpose of the study was to identify specific attributes of perceived quality of dental equipment maintenance service providers. The authors also wanted to measure the impact of general perceived quality and satisfaction on the intention to recommend the provider. To accomplish these goals, an online survey, which was preceded by a qualitative and explo- ratory phase, was conducted with 154 dentists. The data analysis showed that Empathy and Tangibles were the most relevant dimensions of perceived quality. Furthermore, perceived general quality and satisfaction explained 82.4% of dentist intention to recommend their dental equipment maintenance service providers.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASSuma de NegociosServiços ao cliente - Controle de qualidadeSatisfaçãoMarketing de relacionamentoQualidade em serviçoSatisfaçãoRecomendaçãoMarketing de relacionamentoClientesQualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicosPerceived quality, satisfaction, and recommendation of dental equipment maintenance serviceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215910X17300228Fernando Sena Soares PontelloMarlusa de Sevilha GoslingSâmara Borges Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALQualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos - 1-s2.0-S2215910X17300228-main.pdfQualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos - 1-s2.0-S2215910X17300228-main.pdfapplication/pdf319216https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/2/Qualidade%20percebida%2c%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20e%20recomenda%c3%a7%c3%a3o%20de%20servi%c3%a7os%20em%20equipamentos%20odontol%c3%b3gicos%20-%201-s2.0-S2215910X17300228-main.pdf172af75bd332ba3db04c420112af42aaMD521843/458732022-10-03 11:55:38.087oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-03T14:55:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Perceived quality, satisfaction, and recommendation of dental equipment maintenance service
title Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
spellingShingle Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
Fernando Sena Soares Pontello
Qualidade em serviço
Satisfação
Recomendação
Marketing de relacionamento
Clientes
Serviços ao cliente - Controle de qualidade
Satisfação
Marketing de relacionamento
title_short Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
title_full Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
title_fullStr Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
title_full_unstemmed Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
title_sort Qualidade percebida, satisfação e recomendação de serviços em equipamentos odontológicos
author Fernando Sena Soares Pontello
author_facet Fernando Sena Soares Pontello
Marlusa de Sevilha Gosling
Sâmara Borges Macedo
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
Sâmara Borges Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Sena Soares Pontello
Marlusa de Sevilha Gosling
Sâmara Borges Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade em serviço
Satisfação
Recomendação
Marketing de relacionamento
Clientes
topic Qualidade em serviço
Satisfação
Recomendação
Marketing de relacionamento
Clientes
Serviços ao cliente - Controle de qualidade
Satisfação
Marketing de relacionamento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Serviços ao cliente - Controle de qualidade
Satisfação
Marketing de relacionamento
description O objetivo deste trabalho foi identificar os atributos específicos de qualidade de servic ̧ os na percepc ̧ ão dos clientes de empresas de manutenc ̧ ão e equipamentos odontológicos, e men- surar os impactos da qualidade geral percebida e da satisfac ̧ ão na intenc ̧ ão de recomendar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa, um survey online com 154 dentistas, precedida por uma fase exploratório-qualitativa. A análise dos dados revelou que as dimensões empa- tia e tangíveis foram as mais importantes da qualidade percebida. Além disso, qualidade e satisfac ̧ ão explicam 82,4% da intenc ̧ ão dos dentistas recomendarem a marca que lhes presta servic ̧ os de manutenc ̧ ão de equipamentos odontológicos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T14:55:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-03T14:55:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45873
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1016/j.sumneg.2017.08.001
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 20275692
identifier_str_mv 10.1016/j.sumneg.2017.08.001
20275692
url http://hdl.handle.net/1843/45873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Suma de Negocios
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45873/2/Qualidade%20percebida%2c%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20e%20recomenda%c3%a7%c3%a3o%20de%20servi%c3%a7os%20em%20equipamentos%20odontol%c3%b3gicos%20-%201-s2.0-S2215910X17300228-main.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
172af75bd332ba3db04c420112af42aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676839396048896