Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366 |
Resumo: | Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pb |
id |
UFSC_6f1ddfd19fa1d8d5428faafac930331f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161366 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemáticaMovimento da matemática modernaMatemáticosCultura escolarDisponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pbCom a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relações entre matemáticos e professores de matemática no contexto do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltase para a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categorias que consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto. Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemático a partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural. Dessa forma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticos brasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensino secundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicas e propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livros didáticos, documentos de arquivos escolares e de arquivos pessoais, etc. Para tanto, tomamos os matemáticos Omar Catunda, Benedito Castrucci e Luiz Henrique Jacy Monteiro como personagens representativos dos modos de pensar daquele período, qual seja, o do MMM.Revista Diálogo Educacional2016-05-04T00:59:06Z2016-05-04T00:59:06Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, A. R. S.. Cultura Acadêmica e Cultura Escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 647-662, 2008.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366Duarte, Aparecida Rodrigues Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-04T00:59:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161366Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-05-04T00:59:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
title |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
spellingShingle |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Movimento da matemática moderna Matemáticos Cultura escolar |
title_short |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
title_full |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
title_fullStr |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
title_sort |
Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática |
author |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_facet |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da matemática moderna Matemáticos Cultura escolar |
topic |
Movimento da matemática moderna Matemáticos Cultura escolar |
description |
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pb |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2016-05-04T00:59:06Z 2016-05-04T00:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, A. R. S.. Cultura Acadêmica e Cultura Escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 647-662, 2008. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366 |
identifier_str_mv |
DUARTE, A. R. S.. Cultura Acadêmica e Cultura Escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 647-662, 2008. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652011834441728 |