Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366
Resumo: Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pb
id UFSC_6f1ddfd19fa1d8d5428faafac930331f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/161366
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemáticaMovimento da matemática modernaMatemáticosCultura escolarDisponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pbCom a pretensão de contribuir para o estudo da dinâmica das relações entre matemáticos e professores de matemática no contexto do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil, este artigo voltase para a discussão entre cultura acadêmica e cultura escolar, categorias que consideramos relevantes para o aprofundamento desse assunto. Buscamos constatar como se processam as práticas do fazer matemático a partir de aportes teóricos propugnados pela História Cultural. Dessa forma, procuramos retratar as práticas do cotidiano de matemáticos brasileiros e o modo como estas foram apropriadas pelo ensino secundário, a partir de análise de algumas de suas produções científicas e propostas para o ensino da matemática, utilizando como fontes livros didáticos, documentos de arquivos escolares e de arquivos pessoais, etc. Para tanto, tomamos os matemáticos Omar Catunda, Benedito Castrucci e Luiz Henrique Jacy Monteiro como personagens representativos dos modos de pensar daquele período, qual seja, o do MMM.Revista Diálogo Educacional2016-05-04T00:59:06Z2016-05-04T00:59:06Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUARTE, A. R. S.. Cultura Acadêmica e Cultura Escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 647-662, 2008.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366Duarte, Aparecida Rodrigues Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-04T00:59:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/161366Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-05-04T00:59:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
title Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
spellingShingle Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Movimento da matemática moderna
Matemáticos
Cultura escolar
title_short Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
title_full Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
title_fullStr Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
title_full_unstemmed Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
title_sort Cultura Acadêmica e cultura escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática
author Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author_facet Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da matemática moderna
Matemáticos
Cultura escolar
topic Movimento da matemática moderna
Matemáticos
Cultura escolar
description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2438&dd99=view&dd98=pb
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-05-04T00:59:06Z
2016-05-04T00:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, A. R. S.. Cultura Acadêmica e Cultura Escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 647-662, 2008.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366
identifier_str_mv DUARTE, A. R. S.. Cultura Acadêmica e Cultura Escolar: relações entre matemáticos e professores de matemática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 8, p. 647-662, 2008.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011834441728