Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Novaes, Bárbara Winiarski Diesel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281
Resumo: EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015.
id UFSC_4ebac84c28be7ee9cde3a7310905a390
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160281
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de PortugalHistória comparadaMovimento da matemática modernaEscolas técnicas industriaisCultura EscolarEDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015.O trabalho objetiva discutir as ressonâncias do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na cultura escolar de Escolas Técnicas Industriais do Brasil de Portugal durante as décadas de 1960 e 1970. Os ferramentais utilizados na pesquisa, em especial na constituição das fontes e na escolha do referencial teórico aproximam o estudo às novas tendências em pesquisa histórico-comparativas. O estudo focaliza a relação local e global, característica que marcou o MMM, quando da sua disseminação em escolas técnico-industriais de países distintos destacando a importância do conhecimento de outras culturas escolares para a compreensão da forma singular como a cultura escolar da escola técnica brasileira foi impactada com a chegada do MMM, especialmente em relação às ações voltadas ao desenvolvimento profissional docente. As análises mostram que no período delimitado ocorreu uma forte circulação de ideias matemáticas e uma busca pela valorização docente entre os professores do ensino técnico em Portugal. Na Escola Técnica Federal do Paraná, o MMM teve, no período estudado, uma repercussão menos intensa na cultura escolar, indicando que a pedagogia por objetivos reforçou as práticas centralizadoras, a permanência dos programas tradicionais de Matemática, o controle do processo de ensino, dando pouco espaço para a modernização da disciplina e para a autonomia docente. O estudo conclui que no Brasil, ocorreu uma revolução de métodos, vinda do tecnicismo (EUA) que não deu lugar às transformações de conteúdos, resultando numa modernização conservadora. Em Portugal, o estudo destacou: uma revolução na política educacional, a unificação do ensino técnico com o liceal, a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, em síntese, uma modernização progressista.EDUCERE2016-04-01T20:59:18Z2016-04-01T20:59:18Z2015-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281Pinto, Neuza BertoniNovaes, Bárbara Winiarski Dieselporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-19T13:07:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-19T13:07:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
title Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
spellingShingle Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
Pinto, Neuza Bertoni
História comparada
Movimento da matemática moderna
Escolas técnicas industriais
Cultura Escolar
title_short Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
title_full Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
title_fullStr Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
title_full_unstemmed Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
title_sort Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
Novaes, Bárbara Winiarski Diesel
author_role author
author2 Novaes, Bárbara Winiarski Diesel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
Novaes, Bárbara Winiarski Diesel
dc.subject.por.fl_str_mv História comparada
Movimento da matemática moderna
Escolas técnicas industriais
Cultura Escolar
topic História comparada
Movimento da matemática moderna
Escolas técnicas industriais
Cultura Escolar
description EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29
2016-04-01T20:59:18Z
2016-04-01T20:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCERE
publisher.none.fl_str_mv EDUCERE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164773445632