Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281 |
Resumo: | EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015. |
id |
UFSC_4ebac84c28be7ee9cde3a7310905a390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160281 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de PortugalHistória comparadaMovimento da matemática modernaEscolas técnicas industriaisCultura EscolarEDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015.O trabalho objetiva discutir as ressonâncias do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na cultura escolar de Escolas Técnicas Industriais do Brasil de Portugal durante as décadas de 1960 e 1970. Os ferramentais utilizados na pesquisa, em especial na constituição das fontes e na escolha do referencial teórico aproximam o estudo às novas tendências em pesquisa histórico-comparativas. O estudo focaliza a relação local e global, característica que marcou o MMM, quando da sua disseminação em escolas técnico-industriais de países distintos destacando a importância do conhecimento de outras culturas escolares para a compreensão da forma singular como a cultura escolar da escola técnica brasileira foi impactada com a chegada do MMM, especialmente em relação às ações voltadas ao desenvolvimento profissional docente. As análises mostram que no período delimitado ocorreu uma forte circulação de ideias matemáticas e uma busca pela valorização docente entre os professores do ensino técnico em Portugal. Na Escola Técnica Federal do Paraná, o MMM teve, no período estudado, uma repercussão menos intensa na cultura escolar, indicando que a pedagogia por objetivos reforçou as práticas centralizadoras, a permanência dos programas tradicionais de Matemática, o controle do processo de ensino, dando pouco espaço para a modernização da disciplina e para a autonomia docente. O estudo conclui que no Brasil, ocorreu uma revolução de métodos, vinda do tecnicismo (EUA) que não deu lugar às transformações de conteúdos, resultando numa modernização conservadora. Em Portugal, o estudo destacou: uma revolução na política educacional, a unificação do ensino técnico com o liceal, a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, em síntese, uma modernização progressista.EDUCERE2016-04-01T20:59:18Z2016-04-01T20:59:18Z2015-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281Pinto, Neuza BertoniNovaes, Bárbara Winiarski Dieselporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-19T13:07:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-19T13:07:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
title |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
spellingShingle |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal Pinto, Neuza Bertoni História comparada Movimento da matemática moderna Escolas técnicas industriais Cultura Escolar |
title_short |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
title_full |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
title_fullStr |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
title_full_unstemmed |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
title_sort |
Ressonâncias do movimento da matemática moderna na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni Novaes, Bárbara Winiarski Diesel |
author_role |
author |
author2 |
Novaes, Bárbara Winiarski Diesel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni Novaes, Bárbara Winiarski Diesel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História comparada Movimento da matemática moderna Escolas técnicas industriais Cultura Escolar |
topic |
História comparada Movimento da matemática moderna Escolas técnicas industriais Cultura Escolar |
description |
EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.REALIZAÇÃO PUCPR DE 26 A 29/10 DE 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-29 2016-04-01T20:59:18Z 2016-04-01T20:59:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCERE |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCERE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652164773445632 |