Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154
Resumo: Tese
id UFSC_6fec9b1d287f23e1e3028ce12197e691
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185154
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiroFormação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do SurdoTeseEste trabalho tem como objetivo evidenciar os saberes fundamentais na formação do professor de ensino superior brasileiro que atua junto a alunos surdos em sala de aula. Não raro, o professor interage com o aluno por meio de serviços do tradutor intérprete, o qual na maioria dos casos desconhece a área do conhecimento na qual vai atuar. A formação do professor frente à temática e o desafio de garantir o ensino e aprendizagem também do aluno surdo é hoje o paradigma da educação inclusiva. Apresentam-se na teses os saberes fundamentai para a aproximar o professor da prática pedagógica, na busca do ensino e aprendizagem de qualidade na formação do aluno surdo. Os pressupostos metodológicos utilizados na pesquisa direcionam-se pela abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos para delineamento deste estudo embasam-se na pesquisa bibliográfica, apoiada na análise de documentos nacionais e internacionais sobre a temática, assim como foram realizadas, para levantamento de dados qualitativos, entrevistas individuais com os professores que possuem alunos surdos em sala de aula. Os dados coletados por meio das entrevistas trouxeram uma análise reflexiva sobre os desafios e necessidades educacionais do aluno surdo. A pesquisa exploratória possibilitou ratificar alguns dos saberes praticados na promoção da aprendizagem do aluno surdo, presentes em documentos do ministério da educação, da secretaria de educação especial, e a fomentar tais práticas também no contexto do ensino superior brasileiro. Os resultados apresentados na tese, de forma inicial, poderão promover novos diálogos na prática pedagógica tendo-se em vista a educação inclusiva para "todos" e "todas".PUCSP2018-03-24T00:44:03Z2018-03-24T00:44:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Britohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-24T00:44:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185154Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-24T00:44:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
title Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
spellingShingle Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues
Formação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do Surdo
title_short Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
title_full Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
title_fullStr Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
title_sort Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
author CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues
author_facet CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do Surdo
topic Formação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do Surdo
description Tese
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-03-24T00:44:03Z
2018-03-24T00:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154
identifier_str_mv CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUCSP
publisher.none.fl_str_mv PUCSP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651946327801856