Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_6fec9b1d287f23e1e3028ce12197e691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185154 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiroFormação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do SurdoTeseEste trabalho tem como objetivo evidenciar os saberes fundamentais na formação do professor de ensino superior brasileiro que atua junto a alunos surdos em sala de aula. Não raro, o professor interage com o aluno por meio de serviços do tradutor intérprete, o qual na maioria dos casos desconhece a área do conhecimento na qual vai atuar. A formação do professor frente à temática e o desafio de garantir o ensino e aprendizagem também do aluno surdo é hoje o paradigma da educação inclusiva. Apresentam-se na teses os saberes fundamentai para a aproximar o professor da prática pedagógica, na busca do ensino e aprendizagem de qualidade na formação do aluno surdo. Os pressupostos metodológicos utilizados na pesquisa direcionam-se pela abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos para delineamento deste estudo embasam-se na pesquisa bibliográfica, apoiada na análise de documentos nacionais e internacionais sobre a temática, assim como foram realizadas, para levantamento de dados qualitativos, entrevistas individuais com os professores que possuem alunos surdos em sala de aula. Os dados coletados por meio das entrevistas trouxeram uma análise reflexiva sobre os desafios e necessidades educacionais do aluno surdo. A pesquisa exploratória possibilitou ratificar alguns dos saberes praticados na promoção da aprendizagem do aluno surdo, presentes em documentos do ministério da educação, da secretaria de educação especial, e a fomentar tais práticas também no contexto do ensino superior brasileiro. Os resultados apresentados na tese, de forma inicial, poderão promover novos diálogos na prática pedagógica tendo-se em vista a educação inclusiva para "todos" e "todas".PUCSP2018-03-24T00:44:03Z2018-03-24T00:44:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Britohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-24T00:44:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185154Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-24T00:44:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
title |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
spellingShingle |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues Formação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do Surdo |
title_short |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
title_full |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
title_fullStr |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
title_sort |
Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro |
author |
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues |
author_facet |
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do Surdo |
topic |
Formação de educadores, Educação Inclusiva, Educação do Surdo |
description |
Tese |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-03-24T00:44:03Z 2018-03-24T00:44:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154 |
identifier_str_mv |
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUCSP |
publisher.none.fl_str_mv |
PUCSP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651946327801856 |