Formação continuada para atuar com alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10535 |
Resumo: | Este artigo discute como ocorre o processo de formação continuada de professores que atuam com alunos surdos, tendo como objetivo compreender quais possibilidades de formação são ofertadas para os professores e se essas são suficientes para sua atuação com esses alunos. A discussão foi fundamentada teoricamente em Vilma Geni Slomski e Ronice Muller de Quadros Lodenir Becker Karnopp. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro professores da rede pública de Sinop-MT, realizadas no primeiro semestre de 2021. Conclui-se que as formações ofertadas são suficientes para atuação em sala, apesar de serem superficiais em questões práticas. |
id |
UNEMAT-1_d998ec9aa4412adb247c81dfb1f66c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10535 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada para atuar com alunos surdosFormação continuadaEducação inclusivaEducação de surdosEste artigo discute como ocorre o processo de formação continuada de professores que atuam com alunos surdos, tendo como objetivo compreender quais possibilidades de formação são ofertadas para os professores e se essas são suficientes para sua atuação com esses alunos. A discussão foi fundamentada teoricamente em Vilma Geni Slomski e Ronice Muller de Quadros Lodenir Becker Karnopp. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro professores da rede pública de Sinop-MT, realizadas no primeiro semestre de 2021. Conclui-se que as formações ofertadas são suficientes para atuação em sala, apesar de serem superficiais em questões práticas.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1053510.30681/reps.v13i3.10535Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 439-4492236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10535/7303Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBilheri, Carolina Oliveira2023-08-09T17:25:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10535Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:25:04Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
title |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
spellingShingle |
Formação continuada para atuar com alunos surdos Bilheri, Carolina Oliveira Formação continuada Educação inclusiva Educação de surdos |
title_short |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
title_full |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
title_fullStr |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
title_sort |
Formação continuada para atuar com alunos surdos |
author |
Bilheri, Carolina Oliveira |
author_facet |
Bilheri, Carolina Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bilheri, Carolina Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Educação inclusiva Educação de surdos |
topic |
Formação continuada Educação inclusiva Educação de surdos |
description |
Este artigo discute como ocorre o processo de formação continuada de professores que atuam com alunos surdos, tendo como objetivo compreender quais possibilidades de formação são ofertadas para os professores e se essas são suficientes para sua atuação com esses alunos. A discussão foi fundamentada teoricamente em Vilma Geni Slomski e Ronice Muller de Quadros Lodenir Becker Karnopp. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro professores da rede pública de Sinop-MT, realizadas no primeiro semestre de 2021. Conclui-se que as formações ofertadas são suficientes para atuação em sala, apesar de serem superficiais em questões práticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10535 10.30681/reps.v13i3.10535 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10535 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i3.10535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10535/7303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 439-449 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927636709376 |