Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Érica Nadir de Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189238
Resumo: Cruz, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). / Érica Nadir de Andrade Cruz. Pouso Alegre: 2018.145f Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí. 2018. Orientadora: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges 1. Revistas Pedagógicas. 2. Ensino Primário. 3. Saberes elementares aritméticos. 4. Ensino Intuitivo. 5. Escola Nova.
id UFSC_708ca03b071897009489a9e5f377cabd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189238
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)Revistas pedagógicas.Ensino primárioSaberes elementares aritméticosEnsino IntuitivoEscola novaCruz, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). / Érica Nadir de Andrade Cruz. Pouso Alegre: 2018.145f Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí. 2018. Orientadora: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges 1. Revistas Pedagógicas. 2. Ensino Primário. 3. Saberes elementares aritméticos. 4. Ensino Intuitivo. 5. Escola Nova.Mudanças que ocorrem no sistema educativo e na cultura escolar chegam à escola por meio de propostas reformistas e de legislação prescrita pelo Estado, as quais têm por finalidade interferir nos rumos da educação. Nesse contexto, as disciplinas escolares, que se constituem influenciadas pela cultura escolar, também sofrem transformações. Com a Matemática não é diferente, seu ensino é modificado no decorrer dos variados períodos históricos. Os anseios, que os professores têm em relação à essas transformações na educação, muitas vezes, são veiculados para os professores primários por meio da imprensa pedagógica. Os periódicos pedagógicos são objetos culturais que guardam as marcas de sua produção e usos que deles foram feitos e levam aos professores metodologias de ensino, conteúdos a serem ministrados, legislação educacional, discursos ministeriais, dentre outros, conforme Carvalho (2006). Assim, considerando as reformas educacionais ocorridas no período em estudo e as mudanças provocadas no sistema educacional, tomando as revistas pedagógicas como fontes para esta investigação, uma questão se coloca: o que dizem as revistas pedagógicas editadas no período 1890 (emergência dos grupos escolares) a 1930 (afirmação da Escola Nova) sobre o que ensinar em aritmética nos primeiros anos escolares? Para responder a esse questionamento o objetivo deste estudo é investigar as apropriações das propostas educacionais reformistas que foram feitas pelos autores dos artigos estudados, em relação ao ensino da Aritmética nos primeiros anos escolares nesse período. Esta investigação, de cunho histórico comparativo, tem como base teórico-metodológica a História Cultural e busca amparo nas ideias defendidas por Valente (2012), Chervel (1990), Chartier (1991), Vinão (2000). Este estudo permite afirmar que os autores dos artigos analisados, embora em estados regionalmente distantes, se apropriaram dos fundamentos da pedagogia do método intuitivo, aqueles publicados da década de 1890 até meados dos anos 1920, quanto da pedagogia da Escola Nova refletida nos artigos publicados em 1928 e 1930. É notória, nesses artigos, a diferença entre o papel atribuído ao aluno na aprendizagem dos saberes elementares aritméticos e ao professor aquele que no método intuitivo ensina a aritmética e passa na Escola Nova a ser um facilitador da aprendizagem, enquanto o aluno assume uma centralidade no ensino.Borges, Rosimeire Aparecida SoaresCruz, Érica Nadir de Andrade2018-08-22T02:43:11Z2018-08-22T02:43:11Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189238porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-22T03:19:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189238Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-22T03:19:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
title Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
spellingShingle Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
Cruz, Érica Nadir de Andrade
Revistas pedagógicas.
Ensino primário
Saberes elementares aritméticos
Ensino Intuitivo
Escola nova
title_short Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
title_full Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
title_fullStr Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
title_full_unstemmed Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
title_sort Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)
author Cruz, Érica Nadir de Andrade
author_facet Cruz, Érica Nadir de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Érica Nadir de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Revistas pedagógicas.
Ensino primário
Saberes elementares aritméticos
Ensino Intuitivo
Escola nova
topic Revistas pedagógicas.
Ensino primário
Saberes elementares aritméticos
Ensino Intuitivo
Escola nova
description Cruz, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). / Érica Nadir de Andrade Cruz. Pouso Alegre: 2018.145f Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí. 2018. Orientadora: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges 1. Revistas Pedagógicas. 2. Ensino Primário. 3. Saberes elementares aritméticos. 4. Ensino Intuitivo. 5. Escola Nova.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22T02:43:11Z
2018-08-22T02:43:11Z
2018-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189238
identifier_str_mv CRUZ, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164217700352