ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: ESTUDO COMPARATIVO DO AMBIENTE HIPERCOMPETITIVO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE FORTALEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, CAROLINA MARIA FURTADO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, DENILSON PEREIRA DA, ARAUJO, THIAGO RODRIGO DE OLIVEIRA, SILVA, JOSELITO BRILHANTE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136055
Resumo: O número de Instituições de Ensino Superior no Brasil vem sofrendo transformações em decorrência da expansão de concludentes do ensino médio, do nível de qualificação exigida pelo mercado de trabalho e do impulso dado pelas políticas implantadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), principalmente com a Lei de Diretrizes Básicas de 1996. Neste contexto o número de IES privadas no Brasil cresceu 297% do ano de 1996 para o ano de 2012. Esta pesquisa objetiva fazer uma análise comparativa do posicionamento estratégico das IES privadas de Fortaleza em dois períodos distintos 1996 e 2014, de acordo com o Modelo de D’Aveni. Neste trabalho realizou-se um estudo descritivo, utilizando-se de uma abordagem qualitativa. A pesquisa ocorreu de março a agosto de 2014, obtendo-se como resultado o posicionamento estratégico das IESs em torno de diversos aspectos que serão abordados no decorrer deste trabalho.
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