Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delatorre, Vivian
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129044
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.
id UFSC_d179e89e56ed30bef5b45ba263ae4cf3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129044
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementaçãoArquiteturaEstudo e ensinoProjeto arquitetonicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.Aos poucos o BIM (Building Information Modeling) vem sendo implementado no ensino. Relatos de experiências nacionais e internacionais têm mostrado que não se trata apenas de introduzir uma tecnologia aplicada ao desenvolvimento do projeto e construção, mas abranger mudanças significativas envolvendo pessoas e processos que requerem práticas colaborativas, interdisciplinares e integradas. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar potencialidades e limites do BIM, no Ensino de Arquitetura, apontando orientações para a sua implementação. Para isso, busca-se aprofundar o conhecimento sobre o tema, traçar o panorama geral, apresentar proposta de inserção e identificar suas potencialidades e limites no ensino de Arquitetura. Considerando as particularidades do curso de arquitetura e urbanismo da UNOCHAPECÓ, desenvolve-se um estudo para a implementação do BIM, uma vez que a matriz se constrói a partir dessas discussões. Para este caso, o foco da inserção é nas disciplinas de projeto arquitetônico, o qual parte de uma análise da matriz curricular do curso em questão. Visando a um processo interdisciplinar e a partir da ementa dessas disciplinas, são identificados temas e disciplinas que podem trabalhar em conjunto. Os professores envolvidos na construção dessa matriz foram entrevistados com o propósito de obter diferentes visões sobre a temática e buscar contribuições. Por fim, apresenta-se uma proposta para o currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOCHAPECÓ, o qual aponta a integração das disciplinas de cada semestre com as disciplinas de Projeto Arquitetônico e focado nas habilidades/competências em BIM que se requer ao/do aluno. Apresentam-se, também, estratégias extracurriculares complementando a matriz. Esta pesquisa identifica que optar por uma matriz, que insere novas tecnologias e processos, a exemplo do BIM, é assumir uma nova forma de ensinar. Há exigência, e este é um dos maiores desafios, de maior integração, colaboração e interdisciplinaridade por parte dos professores. Os conceitos, que, juntamente com a tecnologia, fundamentam o BIM, podem potencializar o processo de ensino aprendizagem e envolver o currículo como um todo, criando habilidades e competências na formação de um novo perfil profissional e que, efetivamente, atenda as expectativas do mercado.<br>Abstract : BIM (Building Information Modeling) is being gradually incorporated in education. Based on national and international reports, experiences have shown that it is not only the insertion of a technology applied to project development and construction, but it also covers significant changes involving people and processes that require collaborative, interdisciplinary and integrated practices. In this context, this research aims to identify the potentials and limits of BIM in Architectural Education pointing guidelines for its implementation. In addition, this research aims to deepen the understanding of subject, to plot the overall picture, to propose the BIM insertion and to identify its strengths and limitations in teaching architecture. Considering the peculiarities of the Architecture and Urbanism course at UNOCHAPECÓ, a study for implementation of BIM is developed, once the curriculum is written based on these discussions. For this case, the insertion of BIM focuses in the disciplines of architectural design, which makes an analysis of the curriculum of the course in question. Within the syllabus of these disciplines, it can be identified subjects and disciplines that may work together with it, which seeks an interdisciplinary process. Teachers involved in writing down this curriculum were interviewed in order to get different views on the subject and to seek contributions. Finally, a proposal for the curriculum of Architecture and Urbanism at UNOCHAPECÓ is presented. It aims to integrate the disciplines of each semester to the disciplines of Architectural Design, which focuses on the skills/competencies in BIM that requires the student. Extracurricular strategies that complement the curriculum are presented. This research identifies that choosing a curriculum that inserts new technologies and processes, such as BIM, is taking on a new way of teaching. It requires greater integration and interdisciplinary collaboration among teachers, and this is one of the biggest challenges. These concepts along with the technology underlying the BIM can enhance the teaching learning process, engaging curriculum as a whole, creating skills and expertise in the formation of a new professional profile that meets market expectations.Pereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaDelatorre, Vivian2015-02-05T20:38:03Z2015-02-05T20:38:03Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis293 p.| il., grafs.application/pdf328350https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129044porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-09T04:18:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129044Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-09T04:18:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
title Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
spellingShingle Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
Delatorre, Vivian
Arquitetura
Estudo e ensino
Projeto arquitetonico
title_short Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
title_full Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
title_fullStr Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
title_full_unstemmed Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
title_sort Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação
author Delatorre, Vivian
author_facet Delatorre, Vivian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Delatorre, Vivian
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Estudo e ensino
Projeto arquitetonico
topic Arquitetura
Estudo e ensino
Projeto arquitetonico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:38:03Z
2015-02-05T20:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328350
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129044
identifier_str_mv 328350
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 293 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652382690607104