Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_714df3a0817f661710cbcecd4f07b426
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131088
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco InicialComunicaçãoParceriaFamíliaEscolaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O objetivo principal deste trabalho é analisar o funcionamento da comunicação na relação escola/família na Escola Marco Inicial - EMI. 0 método utilizado nessa pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas com os pais dos alunos matriculados no ano em curso. Utilizou-se de entrevistas informais com os gestores e professores da instituição. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa, sendo pesquisa qualitativa no momento dos questionários pré-elaborados. Utilizou-se a abordagem quantitativa apenas para quantificar os dados do questionário aplicado aos pais dos alunos da EMI. O universo da presente pesquisa compreende todos os pais dos alunos matriculados na EMI no ano de 2007, sendo urna população de 150 participantes. Porem, participaram da pesquisa somente 64 respondentes, o que levou a uma análise dos resultados sobre apenas uma amostra da população. Primeiramente, foram realizadas as entrevistas informais com a direção da escola para fazer um levantamento do histórico da empresa e informações pertinentes a este trabalho. Em seguida foi elaborado um histórico da empresa, apresentando seu organograma e seu funcionamento. Posteriormente, foram apresentadas as ferramentas de comunicação que a escola se utiliza para comunicar-se com os seus clientes e na seqüência foram feitas análises dos questionários respondidos pelos pais dos alunos quanto ao quesito funcionamento da comunicação. Frente as respostas apresentadas, foi possível verificar a satisfação desses pais quanto ao tema estudado. E por fim, foram apresentadas propostas de melhorias com base nos resultados da pesquisa.Florianópolis, SCLima, Raimundo Nonato de OliveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena2015-03-20T17:24:10Z2015-03-20T17:24:10Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis118 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-20T17:24:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131088Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-20T17:24:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
title Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
spellingShingle Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena
Comunicação
Parceria
Família
Escola
title_short Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
title_full Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
title_fullStr Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
title_full_unstemmed Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
title_sort Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
author Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena
author_facet Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Raimundo Nonato de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Parceria
Família
Escola
topic Comunicação
Parceria
Família
Escola
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-20T17:24:10Z
2015-03-20T17:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909890834432