Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_714df3a0817f661710cbcecd4f07b426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131088 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco InicialComunicaçãoParceriaFamíliaEscolaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O objetivo principal deste trabalho é analisar o funcionamento da comunicação na relação escola/família na Escola Marco Inicial - EMI. 0 método utilizado nessa pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas com os pais dos alunos matriculados no ano em curso. Utilizou-se de entrevistas informais com os gestores e professores da instituição. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa, sendo pesquisa qualitativa no momento dos questionários pré-elaborados. Utilizou-se a abordagem quantitativa apenas para quantificar os dados do questionário aplicado aos pais dos alunos da EMI. O universo da presente pesquisa compreende todos os pais dos alunos matriculados na EMI no ano de 2007, sendo urna população de 150 participantes. Porem, participaram da pesquisa somente 64 respondentes, o que levou a uma análise dos resultados sobre apenas uma amostra da população. Primeiramente, foram realizadas as entrevistas informais com a direção da escola para fazer um levantamento do histórico da empresa e informações pertinentes a este trabalho. Em seguida foi elaborado um histórico da empresa, apresentando seu organograma e seu funcionamento. Posteriormente, foram apresentadas as ferramentas de comunicação que a escola se utiliza para comunicar-se com os seus clientes e na seqüência foram feitas análises dos questionários respondidos pelos pais dos alunos quanto ao quesito funcionamento da comunicação. Frente as respostas apresentadas, foi possível verificar a satisfação desses pais quanto ao tema estudado. E por fim, foram apresentadas propostas de melhorias com base nos resultados da pesquisa.Florianópolis, SCLima, Raimundo Nonato de OliveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena2015-03-20T17:24:10Z2015-03-20T17:24:10Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis118 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-20T17:24:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131088Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-20T17:24:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
title |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
spellingShingle |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena Comunicação Parceria Família Escola |
title_short |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
title_full |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
title_fullStr |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
title_full_unstemmed |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
title_sort |
Análise do funcionamento da Comunicação na Relação Escola/Família na Escola Marco Inicial |
author |
Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena |
author_facet |
Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Raimundo Nonato de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Andréa Maria Bittencourt Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Parceria Família Escola |
topic |
Comunicação Parceria Família Escola |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-20T17:24:10Z 2015-03-20T17:24:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651909890834432 |