A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_71951ba269fe57aa0e0e4d8815c140b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99453 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação físicaEducaçãoProfessores de educação fisicaProfessores -FormaçãoPratica de ensinoMaterial didaticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoNeste estudo, através de uma investigação etnográfica, procurei desvendar no cotidiano da prática pedagógica de professores de Educação Física, os saberes/fazeres envolvidos no processo de utilização e construção de Materiais Curriculares (MC´s), propondo-os como uma estratégia de formação, numa perspectiva tanto crítica como criativa, uma formação em serviço. Desta maneira, este estudo teve por objetivo descrever e analisar criticamente o processo de construção e utilização de MC´s na prática pedagógica de professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada no interior de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, com a observação da prática pedagógica de três professores. A Escola foi situada em seus contextos macro e micro, contextualizando a Rede e seu processo de formação continuada, assim como a formação na Escola. Apresentamos os sujeitos que dão significado aos objetos e cenários, atores no papel de estudantes e professores, cuja reflexão ocorre por suas características pessoais e profissionais, essenciais à constituição de suas identidades. Para compreender os MC´s utilizados e construídos pelos professores como uma estratégia de formação, situamos o seu surgimento histórico, procedemos à sua conceituação, dialogamos sobre as classificações feitas sobre eles e verificamos o seu uso pelos professores. Nas observações deste estudo houve destaque para os Materiais Curriculares Impressos que, após serem conceituados, foram analisados nas práticas dos professores participantes do estudo, apresentando-se como uma estratégia de formação dialógica. Os resultados deste estudo apontaram para a necessidade de um diálogo entre os docentes, sobre sua prática e saberes, assim como a necessidade de um espaço próprio dentro da Escola que formalize encontros que devem configurar-se num processo de diálogo que oportunize um planejamento coletivo. A reflexão sobre o uso e disponibilidade de MC´s, inclusive materiais construídos pelos professores, podem contribuir para a formação docente em serviço. Formação em que é necessário entrar em contato, sentir o outro, num diálogo que seja possível partir de uma prática real, rumo à construção de uma prática ideal, consciente e politicamente comprometida com uma Educação de qualidade para todos os atores envolvidos neste processo.Cardoso, Terezinha MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaRotelli, Paula Pereira2013-03-04T20:34:35Z2013-03-04T20:34:35Z2013-03-04T20:34:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf313815http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:19:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:19:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
title |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
spellingShingle |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física Rotelli, Paula Pereira Educação Professores de educação fisica Professores - Formação Pratica de ensino Material didatico |
title_short |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
title_full |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
title_fullStr |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
title_full_unstemmed |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
title_sort |
A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física |
author |
Rotelli, Paula Pereira |
author_facet |
Rotelli, Paula Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Terezinha Maria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rotelli, Paula Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores de educação fisica Professores - Formação Pratica de ensino Material didatico |
topic |
Educação Professores de educação fisica Professores - Formação Pratica de ensino Material didatico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-04T20:34:35Z 2013-03-04T20:34:35Z 2013-03-04T20:34:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
313815 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453 |
identifier_str_mv |
313815 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652323832987648 |