A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotelli, Paula Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_71951ba269fe57aa0e0e4d8815c140b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99453
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação físicaEducaçãoProfessores de educação fisicaProfessores -FormaçãoPratica de ensinoMaterial didaticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoNeste estudo, através de uma investigação etnográfica, procurei desvendar no cotidiano da prática pedagógica de professores de Educação Física, os saberes/fazeres envolvidos no processo de utilização e construção de Materiais Curriculares (MC´s), propondo-os como uma estratégia de formação, numa perspectiva tanto crítica como criativa, uma formação em serviço. Desta maneira, este estudo teve por objetivo descrever e analisar criticamente o processo de construção e utilização de MC´s na prática pedagógica de professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada no interior de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, com a observação da prática pedagógica de três professores. A Escola foi situada em seus contextos macro e micro, contextualizando a Rede e seu processo de formação continuada, assim como a formação na Escola. Apresentamos os sujeitos que dão significado aos objetos e cenários, atores no papel de estudantes e professores, cuja reflexão ocorre por suas características pessoais e profissionais, essenciais à constituição de suas identidades. Para compreender os MC´s utilizados e construídos pelos professores como uma estratégia de formação, situamos o seu surgimento histórico, procedemos à sua conceituação, dialogamos sobre as classificações feitas sobre eles e verificamos o seu uso pelos professores. Nas observações deste estudo houve destaque para os Materiais Curriculares Impressos que, após serem conceituados, foram analisados nas práticas dos professores participantes do estudo, apresentando-se como uma estratégia de formação dialógica. Os resultados deste estudo apontaram para a necessidade de um diálogo entre os docentes, sobre sua prática e saberes, assim como a necessidade de um espaço próprio dentro da Escola que formalize encontros que devem configurar-se num processo de diálogo que oportunize um planejamento coletivo. A reflexão sobre o uso e disponibilidade de MC´s, inclusive materiais construídos pelos professores, podem contribuir para a formação docente em serviço. Formação em que é necessário entrar em contato, sentir o outro, num diálogo que seja possível partir de uma prática real, rumo à construção de uma prática ideal, consciente e politicamente comprometida com uma Educação de qualidade para todos os atores envolvidos neste processo.Cardoso, Terezinha MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaRotelli, Paula Pereira2013-03-04T20:34:35Z2013-03-04T20:34:35Z2013-03-04T20:34:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf313815http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:19:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:19:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
title A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
spellingShingle A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
Rotelli, Paula Pereira
Educação
Professores de educação fisica
Professores -
Formação
Pratica de ensino
Material didatico
title_short A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
title_full A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
title_fullStr A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
title_full_unstemmed A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
title_sort A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
author Rotelli, Paula Pereira
author_facet Rotelli, Paula Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotelli, Paula Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores de educação fisica
Professores -
Formação
Pratica de ensino
Material didatico
topic Educação
Professores de educação fisica
Professores -
Formação
Pratica de ensino
Material didatico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-04T20:34:35Z
2013-03-04T20:34:35Z
2013-03-04T20:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 313815
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453
identifier_str_mv 313815
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323832987648