Professoras de educação infantil: dilemas da constituição de uma especificidade profissional: uma análise sobre a produção científica brasileira (1996-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Tatiane Márcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93643
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010
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spelling Professoras de educação infantil: dilemas da constituição de uma especificidade profissional: uma análise sobre a produção científica brasileira (1996-2009)EducaçãoEducação infantilProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar as concepções de docência na educação infantil presentes nas dissertações de mestrado cadastradas no Banco de Dados da CAPES entre os anos de 1996-2009 cujo tema fosse "o" professor de educação infantil". Assim, buscou-se responder às seguintes questões: como é definido o papel do professor; como os autores denominam esses profissionais; como definem sua função de forma a demarcar a especificidade relacionada à docência na educação infantil; do que esta docência se constitui. Para tal, buscamos como referencial teórico as discussões sobre docência, a docência na educação infantil, e a indissociabilidade da educação e cuidado. Na pesquisa realizou-se um mapeamento das produções nacionais existentes sobre a temática "professor de educação infantil" objetivando localizar o que os saberes científicos presentes nas dissertações têm apontado sobre a docência nessa etapa da educação básica. Dessa forma, dissertações constituíram o corpus definitivo de análise e foram analisadas através de uma aproximação do procedimento metodológico da análise de conteúdo, sendo definida uma grande categoria a priori , "docência", e posteriormente categorias específicas a partir das unidades de registro e contexto. Como resultado da pesquisa podemos destacar que as concepções de docência na educação infantil presentes nos estudos dividem-se em: a docência na educação infantil entendida como maternagem relacionada ao aspecto do cuidado entendido como a satisfação das necessidades básicas de higiene, sono e alimentação, semelhante a ação desempenhada pelas mães; a docência como ensino, quando as professoras buscam se assemelhar as professoras do ensino fundamental através do ensino e preparação das crianças para o ensino fundamental; a docência como educação e cuidado indissociável sem predomínio ou submissão de nenhum dos aspectos na ação junto as crianças; e como múltiplas funções entendida como uma profissão cujos profissionais assumem múltiplas identidades, um misto de funções e ações junto as crianças, e para tanto necessitam de diferentes domínios de conhecimento. Há no conjunto das pesquisas a predominância dos estudos que explicitaram a concepção da docência na educação infantil como educação e cuidado de forma indissociada, seguida pelas concepções de ensino e múltiplas funções com três estudos cada, e em menor número a concepção de docência na educação infantil como maternagem em dois estudos. A concepção da docência na educação infantil como maternagem demonstrou a parca compreensão que ainda se revela nas concepções dos professores sobre a dimensão do cuidado na educação infantil. A concepção de ensino, por sua vez, apareceu como forma de negação e oposição às ações de maternagem, pois as profissionais acreditam que são mais valorizadas e mais perto dos professores do ensino fundamental quando ensinam. A concepção de educação e cuidado de forma indissociada está presente nas representações das professoras, no entanto, elas ainda não as reconhecem na sua prática diária. As múltiplas funções como caracterização da docência na educação infantil apresentaram-se como um avanço na medida em que os professores começam a reconhecer que sua ação está para além da educação no seu sentido propedêutico, e o cuidado para além da maternagem.This research had as objective to investigate the conceptions of teaching in early childhood education in these dissertations registered in the database of CAPES between the years 1996-2009 whose theme was "the" professor of early childhood education. " Thus, we sought to answer the following questions: How do you define the role of the teacher, as the authors call these professionals, how they define their role in order to demarcate the specificity related to teaching in early childhood education, the teaching that is constituted. To this end, we as a theoretical discussions about teaching, teaching in early childhood education, and inseparability of education and care. In the survey carried out a mapping of existing national productions on the theme "kindergarten teacher" aiming to find the scientific knowledge in the present thesis have shown that teaching about the stage of basic education. Thus, dissertations were the definitive corpus analysis and were analyzed using an approximation of the methodological approach of content analysis, defined a priori a large category, "teaching" and then specific categories from the registration units and context . As results we can say that the conceptions of teaching in kindergarten these studies are divided into: teaching in early childhood education understood as related to the mothering aspect of care understood as the basic needs of hygiene, sleep and food, similar the action performed by mothers, teaching as teaching, when teachers seek to resemble the primary school teachers through ducation and preparing children for primary school, education and teaching as inseparable care without dominance or submission on any aspect action with children, and how many functions understood as a profession whose practitioners assume multiple identities, a mix of functions and actions with the children, and both require different domains of knowledge. There are in all the surveys of the prevalence studies that explained the concept of teaching and education in early childhood education and care so issociated, followed by teaching concepts and multiple functions with three studies each, and to a lesser extent the concept of teaching in early childhood education mothering as in two studies. The design of teaching in early childhood education as demonstrated mothering is little understanding that still shows in the teachers' conceptions about the dimension of care in early childhood education. The design of teaching, in turn, appeared as a form of denial and opposition to the actions of mothering, as the professionals believe are most valued and closer to the elementary school teachers when they teach. The conception of education and care is present in dissociated form representations of the teachers, however, they still do not recognize them in their daily practice. The multiple functions such as characterization of teaching in early childhood education is presented as a breakthrough in that teachers begin to recognize that their action is beyond the introductory education in its direction, and care in addition to mothering.Rocha, Eloisa Acires CandalUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Tatiane Márcia2012-10-25T01:20:38Z2012-10-25T01:20:38Z2012-10-25T01:20:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf292138http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93643porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T00:05:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93643Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T00:05:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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