Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcos Denilson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212596
Resumo: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314/
id UFSC_71c510e042fd8dd3f4c38ed3ae1695de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212596
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934Ensino de DesenhoEscola Normal do MaranhãoSaberes profissionaisHistória da educação matemáticaDisponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314/Este texto analisa os saberes da formação de professores que ensinam Matemática. Em específico, do saber Desenho presente na formação de professores(as) normalistas do estado do Maranhão. Neste sentido, a análise apoia-se no ferramental teórico-metodológico da história cultural e mobiliza conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra, sobre saberes a ensinar e saberes para ensinar, bem como agrega apropriações desse ferramental por historiadores da educação matemática no Brasil. Com isso, buscou-se responder a seguinte questão: Que finalidades de ensino são emanadas da escolha de saberes a ensinar Desenho para os(as) alunos(as) da Escola Normal do Maranhão, durante a primeira metade do século XX? Os resultados apontam que a seleção de saberes a ensinar para essa instituição serviu para desenvolver habilidade intuitiva na avaliação de grandezas e distâncias, técnico-gráfica na elaboração de desenhos ornamentais e de arte aplicada e, prática para o uso cotidiano. Ademais, a organização desses saberes seguia a lógica de transmissão de saberes baseada no método de ensino intuitivo.História da Educação Matemática2020-09-02T17:01:27Z2020-09-02T17:01:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D.. OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 98-116, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212596Guimarães, Marcos Denilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T17:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-02T17:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
spellingShingle Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
Guimarães, Marcos Denilson
Ensino de Desenho
Escola Normal do Maranhão
Saberes profissionais
História da educação matemática
title_short Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_full Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_fullStr Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_full_unstemmed Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
title_sort Os saberes a ensinar desenho para a Escola Normal do Maranhão: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934
author Guimarães, Marcos Denilson
author_facet Guimarães, Marcos Denilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Desenho
Escola Normal do Maranhão
Saberes profissionais
História da educação matemática
topic Ensino de Desenho
Escola Normal do Maranhão
Saberes profissionais
História da educação matemática
description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/314/
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02T17:01:27Z
2020-09-02T17:01:27Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, M. D.. OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 98-116, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212596
identifier_str_mv GUIMARÃES, M. D.. OS SABERES A ENSINAR DESENHO PARA A ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um encaminhamento pelas finalidades de ensino, 1905-1934. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 98-116, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652050459787264