DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35848
Resumo: Trata-se da importância atribuída à avaliação da educação superior e da forma que ela se inscreve nos processos de melhoria da qualidade nesse nível de ensino. A delimitação do tema explicita-se no exame de traços comuns às concepções, à evolução dos processos e procedimentos adotados na avaliação da educação superior na Argentina, Brasil e Uruguai. Objetiva-se traçar um painel dos modelos de avaliação da educação superior utilizados nesses países, a partir das suas concepções, características técnico-metodológicas e dimensões das avaliações, identificando-se os atos normativos que as legitimam e as sustentam. A partir da literatura específica, (1) delineiam-se os percursos, a confluência conjuntural e estratégica dessas propostas de avaliação da educação superior, os desafios e as prospectivas para a sua consolidação; (2) desvelam-se elementos para explicitação de (a) concepções de qualidade apropriadas nesses processos de avaliação e acreditação da educação superior, bem como (b) enfoques metodológicos utilizados com vistas à melhoria desse nível de ensino. O ensaio revelou a adoção de uma concepção comum de avaliação da educação superior, nesses países, tendo como princípios básicos (1) contextualização; (2) avaliação global; (3) participação de diferentes setores e segmentos das respectivas instituições de ensino superior.
id UFSC_729475b8dc277f51fe5c53b3eeca56b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35848
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.Trata-se da importância atribuída à avaliação da educação superior e da forma que ela se inscreve nos processos de melhoria da qualidade nesse nível de ensino. A delimitação do tema explicita-se no exame de traços comuns às concepções, à evolução dos processos e procedimentos adotados na avaliação da educação superior na Argentina, Brasil e Uruguai. Objetiva-se traçar um painel dos modelos de avaliação da educação superior utilizados nesses países, a partir das suas concepções, características técnico-metodológicas e dimensões das avaliações, identificando-se os atos normativos que as legitimam e as sustentam. A partir da literatura específica, (1) delineiam-se os percursos, a confluência conjuntural e estratégica dessas propostas de avaliação da educação superior, os desafios e as prospectivas para a sua consolidação; (2) desvelam-se elementos para explicitação de (a) concepções de qualidade apropriadas nesses processos de avaliação e acreditação da educação superior, bem como (b) enfoques metodológicos utilizados com vistas à melhoria desse nível de ensino. O ensaio revelou a adoção de uma concepção comum de avaliação da educação superior, nesses países, tendo como princípios básicos (1) contextualização; (2) avaliação global; (3) participação de diferentes setores e segmentos das respectivas instituições de ensino superior.INPEAU2012-09-27T18:56:50Z2012-09-27T18:56:50Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35848OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:37:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35848Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:37:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
title DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
spellingShingle DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
title_short DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
title_full DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
title_fullStr DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
title_full_unstemmed DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
title_sort DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
author OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
author_facet OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, TERESINHA RODRIGUES DE
description Trata-se da importância atribuída à avaliação da educação superior e da forma que ela se inscreve nos processos de melhoria da qualidade nesse nível de ensino. A delimitação do tema explicita-se no exame de traços comuns às concepções, à evolução dos processos e procedimentos adotados na avaliação da educação superior na Argentina, Brasil e Uruguai. Objetiva-se traçar um painel dos modelos de avaliação da educação superior utilizados nesses países, a partir das suas concepções, características técnico-metodológicas e dimensões das avaliações, identificando-se os atos normativos que as legitimam e as sustentam. A partir da literatura específica, (1) delineiam-se os percursos, a confluência conjuntural e estratégica dessas propostas de avaliação da educação superior, os desafios e as prospectivas para a sua consolidação; (2) desvelam-se elementos para explicitação de (a) concepções de qualidade apropriadas nesses processos de avaliação e acreditação da educação superior, bem como (b) enfoques metodológicos utilizados com vistas à melhoria desse nível de ensino. O ensaio revelou a adoção de uma concepção comum de avaliação da educação superior, nesses países, tendo como princípios básicos (1) contextualização; (2) avaliação global; (3) participação de diferentes setores e segmentos das respectivas instituições de ensino superior.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-09-27T18:56:50Z
2012-09-27T18:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35848
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652357558337536