DIFERENÇAS E CONVERGÊNCIAS DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35848 |
Resumo: | Trata-se da importância atribuída à avaliação da educação superior e da forma que ela se inscreve nos processos de melhoria da qualidade nesse nível de ensino. A delimitação do tema explicita-se no exame de traços comuns às concepções, à evolução dos processos e procedimentos adotados na avaliação da educação superior na Argentina, Brasil e Uruguai. Objetiva-se traçar um painel dos modelos de avaliação da educação superior utilizados nesses países, a partir das suas concepções, características técnico-metodológicas e dimensões das avaliações, identificando-se os atos normativos que as legitimam e as sustentam. A partir da literatura específica, (1) delineiam-se os percursos, a confluência conjuntural e estratégica dessas propostas de avaliação da educação superior, os desafios e as prospectivas para a sua consolidação; (2) desvelam-se elementos para explicitação de (a) concepções de qualidade apropriadas nesses processos de avaliação e acreditação da educação superior, bem como (b) enfoques metodológicos utilizados com vistas à melhoria desse nível de ensino. O ensaio revelou a adoção de uma concepção comum de avaliação da educação superior, nesses países, tendo como princípios básicos (1) contextualização; (2) avaliação global; (3) participação de diferentes setores e segmentos das respectivas instituições de ensino superior. |
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