AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO CURSO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136119 |
Resumo: | O Programa de Avaliação Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ representa uma estratégia para alcançar a excelência nos processos de ensino e aprendizagem em todos os programas acadêmicos da instituição. Este Programa considera a Lei nº 9.394 – LDB, de 20 de dezembro de 1996; o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; e o Projeto Pedagógico Institucional – PPI da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas: Avaliação pelos Estudantes, Autoavaliação Docente e Avaliação pelos Pares. Estes subprogramas envolvem estudantes, docentes e gestores, possibilitando diferentes olhares sobre o fazer acadêmico nesta instituição. Dentre os objetivos do Programa de Avaliação Docente, destaca-se, gerar indicadores sobre competências para a formulação de políticas de gestão acadêmica. Assim, este trabalho objetiva discutir como os resultados da avaliação realizada pelos estudantes podem contribuir para o planejamento no contexto de políticas e ações para que se efetive a articulação entre avaliação e planejamento, com vistas a excelência acadêmica, conforme diretriz do PDI da UNIJUÍ, revisado em 2014. |
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AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO CURSOO Programa de Avaliação Docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ representa uma estratégia para alcançar a excelência nos processos de ensino e aprendizagem em todos os programas acadêmicos da instituição. Este Programa considera a Lei nº 9.394 – LDB, de 20 de dezembro de 1996; o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; e o Projeto Pedagógico Institucional – PPI da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas: Avaliação pelos Estudantes, Autoavaliação Docente e Avaliação pelos Pares. Estes subprogramas envolvem estudantes, docentes e gestores, possibilitando diferentes olhares sobre o fazer acadêmico nesta instituição. Dentre os objetivos do Programa de Avaliação Docente, destaca-se, gerar indicadores sobre competências para a formulação de políticas de gestão acadêmica. Assim, este trabalho objetiva discutir como os resultados da avaliação realizada pelos estudantes podem contribuir para o planejamento no contexto de políticas e ações para que se efetive a articulação entre avaliação e planejamento, com vistas a excelência acadêmica, conforme diretriz do PDI da UNIJUÍ, revisado em 2014.INPEAU/UFSC2015-11-04T11:43:00Z2015-11-04T11:43:00Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136119ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLASPILIMBERGO, PATRICIASCHIAVO, MARILEIDE REGINANEHRING, CÁTIA MARIAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T11:43:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136119Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T11:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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