Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettoni-Techio, Melissa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91129
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_733530ab75af9290373ea39b8642a19d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91129
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonologyLiteraturaLingua portuguesaBrasilLingua portuguesaFonologiaLingua portuguesaConsoantesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês e Literatura Correspondente.Research has shown that Brazilians tend to insert a vowel before word-initial /s/-clusters and to voice the /s/ depending on the following consonant features (e.g., Cornelian, 2003; Rauber, 2006; Rebello & Baptista, 2006). The present study investigated the perception and production of /s/-clusters in the Brazilian Portuguese/English interphonology and effects of perceptual training on learners' performance. The data collection was carried out through a pretest, a training phase, a posttest, and a retention test. Production was assessed by four reading tests and an interview. Perception was assessed by an AX discrimination task and by a forced-choice identification test similar to the task used in the training, but with additional words and recorded by an unfamiliar talker. The main objective of the study was to verify whether perceptual training would lead to improvement in perception and production. Transfer of training to a discrimination task and to untrained words was also tested. The training was designed following a high-variability approach (Logan et al., 1991) with difficulty gradually increasing throughout the training program. The training set consisted of two-alternative-forced-choice identification trials with immediate feedback and replay allowed after hitting the decision key. The stimuli consisted of phrases recorded by two Americans. The results showed that the phonological context did not significantly affect perception and production and that /s/+sonorant clusters were more difficult than /s/+stop clusters in both perception and production. There was improvement in identification, transfer to production, to discrimination and to untrained clusters. Improvement in identification, discrimination, and production was still detected in an eight-month follow-up test. Correlations between identification, discrimination, and production were stronger before training because the improvement in performance varied considerably among the tasks. Estudos anteriores sobre /sC(C)/ em início de palavras mostraram que brasileiros tem a tendência de inserir uma vogal antes de /sC(C)/ iniciais e de vozear o /s/ dependendo dos traços fonológicos do som posterior (e.g., Cornelian, 2003; Rauber, 2006; Rebello & Baptista, 2006). O presente estudo investigou a percepção e a produção de /sC(C)/ iniciais na interfonologia do Português do Brasil/Inglês além de efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção de /sC(C)/. A coleta de dados consistiu de um teste anterior, treinamento, um teste posterior e um teste de retenção. A produção foi acessada através de quatro testes de leitura e de uma entrevista. Percepção foi também acessada através de uma tarefa de discriminação AX e de um teste de identificação com alternativa dupla similar à tarefa de treinamento, com palavras extras e um locutor diferente. O objetivo principal era verificar se o treinamento perceptual provocaria melhora na percepção e na produção de /sC(C)/ iniciais. Transferência de treinamento para uma tarefa de discriminação e para palavras não treinadas também foi testada. O treinamento foi projetado seguindo uma abordagem de alta variação (e.g., Logan et al., 1991) com dificuldade gradualmente aumentando depois de cada bloco de treinamento. O programa de treinamento consistiu em questões de dupla alternativa com retroalimentação imediata e possibilidade de escutar o estímulo conforme vontade do participante até que uma resposta fosse dada. Os estímulos consistiam de frases gravadas por dois americanos. Os resultados mostraram que o contexto fonológico não afetou de forma significativa a produção e a percepção de /sC(C)/ e que /s/+soante sofreram mais modificações que /s/+plosiva tanto na percepção quanto na produção. Houve melhora na identificação e transferência de melhora para produção, discriminação e /sC(C)/ não treinados. Melhora na identificação, discriminação e produção ainda foram detectadas no teste administrado oito meses após o treinamento. Correlações entre identificação, discriminação e produção reduziram após o treinamento devido às diferenças na melhora de desempenho entre as tarefas testadas.Florianópolis, SCKoerich, Rosana DeniseUniversidade Federal de Santa CatarinaBettoni-Techio, Melissa2012-10-23T19:00:00Z2012-10-23T19:00:00Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 201 f.| grafs., tabs.application/pdf259883http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91129engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T15:17:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91129Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T15:17:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
title Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
spellingShingle Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
Bettoni-Techio, Melissa
Literatura
Lingua portuguesa
Brasil
Lingua portuguesa
Fonologia
Lingua portuguesa
Consoantes
title_short Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
title_full Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
title_fullStr Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
title_full_unstemmed Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
title_sort Perceptual training and word-initial /s/-clusters in brazilian portuguese/english interphonology
author Bettoni-Techio, Melissa
author_facet Bettoni-Techio, Melissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koerich, Rosana Denise
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettoni-Techio, Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua portuguesa
Brasil
Lingua portuguesa
Fonologia
Lingua portuguesa
Consoantes
topic Literatura
Lingua portuguesa
Brasil
Lingua portuguesa
Fonologia
Lingua portuguesa
Consoantes
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T19:00:00Z
2012-10-23T19:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 259883
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91129
identifier_str_mv 259883
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91129
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 201 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652196945854464