Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Valéria Cunha da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169718
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_738a6cb935231d2838a64b37a5bcb19d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169718
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectualTecnologiaSoftware HagáquêDeficiência intelectualTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Pensando na inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, encontramos uma certa carência dos métodos pedagógicos aplicados no dia a dia nas salas de aulas de nossas escolas, pois o que vemos hoje são atividades mecânicas e que não trazem uma aprendizagem significativa para esses alunos. Para tanto, devemos apresentar a esses alunos um novo meio de acesso ao conhecimento e que eles possam se incluir neste ensino. Hoje vivemos na era tecnológica e é a tecnologia que vem dar assistência na inclusão de várias formas. No caso do aluno com deficiência intelectual, vem contribuir e muito, pois devido a influência que as tecnologias promovem, poderão favorecer o aprendizado de forma mais prazerosa e significativa. A fundamentação teórica desta pesquisa está baseada em autores que descrevem as características da pessoa com deficiência intelectual, as práticas pedagógicas e a contribuição da tecnologia como facilitadora do processo de ensino aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com método exploratório, para obter mais informações em relação a problemática. A proposta do trabalho foi introduzir o computador e o software Hagáquê com uma aluna Síndrome de Down e com deficiência intelectual, que estudava no terceiro ano do ensino médio, para adaptação dos textos pesados e complexos que fazem parte do ano que ela se encontrava, pois, a mesma não era alfabetizada com o código escrito. A aluna aceitou muito bem a proposta, aprendeu a utilizar o computador e o aplicativo, fazendo as suas próprias adaptações com ajuda parcial e mediação de professores no Hagáquê, colocando imagens referentes ao tema proposto pelos professores. A aluna deu um salto qualitativo no aprendizado, na participação das aulas e na sua autoestima.Florianópolis, SCBiagini, BeatrizUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Valéria Cunha da2016-10-19T16:57:07Z2016-10-19T16:57:07Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169718porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T16:57:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169718Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T16:57:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
spellingShingle Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
Trindade, Valéria Cunha da
Tecnologia
Software Hagáquê
Deficiência intelectual
title_short Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_full Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_fullStr Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
title_sort Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
author Trindade, Valéria Cunha da
author_facet Trindade, Valéria Cunha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biagini, Beatriz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Valéria Cunha da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Software Hagáquê
Deficiência intelectual
topic Tecnologia
Software Hagáquê
Deficiência intelectual
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19T16:57:07Z
2016-10-19T16:57:07Z
2016-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169718
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652201703243776